Dilma renova promessa de megaferrovia que beneficiará a China
Por Gustavo Ribeiro
27/03/2025 às 10:22
Projeto da ferrovia transoceânica tem 4,4 mil quilômetros de extensão. (Foto: Ricardo Botelho/MInfra)
Na América do Sul, a China deu um passo significativo ao iniciar as operações em novembro do ano passado do porto de Chancay, localizado 80 quilômetros ao norte de Lima, no que é considerado o maior projeto de infraestrutura portuária do Peru — o porto ocupará uma área total de 1,1 mil hectares. A importância desse empreendimento ficou nítida com a presença de Xi Jinping no evento de inauguração.
A construção do porto começou em 2021 e é o primeiro empreendimento chinês desse tipo no continente. Operado pela estatal do país, Cosco Shipping Company, e pela empresa peruana Volcan, o terminal custou US$ 1,3 bilhão, com quatro berços de atracação e capacidade para receber os maiores navios do mundo. Inicialmente, a previsão é movimentar 1 milhão de contêineres e 6 milhões de carga solta por ano. O projeto final, que chegará a US$ 3,5 bilhões, prevê 15 cais.
“A conclusão do Porto de Chancay permitirá que o Peru estabeleça uma rede de conectividade multidimensional, diversificada e eficiente, abrangendo da costa ao interior, do Peru à América Latina e mais adiante ao Caribe”, disse Xi Jinping na inauguração.
Com o porto, o transporte de produtos da América do Sul para a China deve cair de 35 para 25 dias, beneficiando os países da região, incluindo o Brasil. O porto de Chancay, inclusive, é cogitado para ser o destino final da ferrovia transoceânica.
www.gazetadopovo.com.br