Via asfaltada garante segurança para alunos da zona rural de Planaltina

GDF reforça Educação com 500 monitores escolares
3 de agosto de 2023
Governo apoia 24 mil famílias assentadas no estado
4 de agosto de 2023
Exibir tudo

Via asfaltada garante segurança para alunos da zona rural de Planaltina

Via asfaltada garante segurança para alunos da zona rural de Planaltina

 

Com recurso de R$ 1,5 milhão, estrada vicinal de acesso à Escola Classe Estância do Pipiripau foi uma das que receberam pavimentação no programa Caminho das Escolas

 

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

 

EDUCAÇÃO

 

A via de acesso à Escola Classe Estância do Pipiripau, em Planaltina, era conhecida pelos buracos e pela poeira, mas essa realidade está prestes a mudar com o projeto Caminho das Escolas, coordenado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A pavimentação de cerca de 1,4 km da via que liga a escola à DF-345 contou com cerca de 1.600 toneladas de massa asfáltica para facilitar e dar mais segurança aos funcionários e pais de alunos.

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 1,5 milhão nesta obra. A vicinal recebeu 2.600 m³ de cascalho e passou pelos serviços de terraplanagem para receber 1.600 toneladas de massa asfáltica. Agora, na fase final, as equipes do departamento trabalham na sinalização do local para concluir com as obras.

 

A pavimentação de cerca de 1,4 km da via que liga a escola à DF-345 contou com cerca de 1.600 toneladas de massa asfáltica | Fotos: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

 

“Nós já concluímos a pavimentação. Falta somente a sinalização horizontal, que está prevista para os próximos dias e, então, a gente entrega a obra para a comunidade”, afirmou o superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcante.

 

A Escola Classe Estância do Pipiripau acolhe 45 alunos de 4 a 12 anos. Além de beneficiar os estudantes, facilitando o acesso à escola, a obra promete melhorar a rotina dos 16 funcionários que se deslocam diariamente até a unidade. “Há mais de 12 anos que a gente pede esse asfalto aqui. Antes a estrada era péssima. Passava o trator para amenizar, mas depois de dois ou três dias já estava ruim de novo. Com o apoio do DER, conseguimos essa pavimentação”, disse o diretor da escola, Raphael da Silva Santos.

 

Raphael Santos, diretor da escola, comemora: “Antes a estrada era péssima. Passava o trator para amenizar, mas depois de dois ou três dias já estava ruim de novo”

 

Marcos Gebrim Oliveira também é funcionário da escola e, de acordo com ele, a obra vai ajudar bastante no deslocamento diário. “Era muito ruim. O carro andava sempre sujo de poeira ou de lama. Com a chegada da pavimentação, melhorou muito. Os carros andam limpos e a gente até pode andar de vidro aberto”, compartilhou.

 

Projeto

 

O Caminho das Escolas foi criado em 2019 com o objetivo de investir na pavimentação de vias próximas às escolas. Os acessos asfaltados somam mais de 50 km. Entre as instituições de ensino atendidas, estão as escolas classes de Lamarão, Cariru e Jardim II, no Paranoá, e a Sonhém de Cima, em Sobradinho.

 

“Tem valor social e cultural nesse projeto. A gente dá qualidade de vida para os estudantes e incentiva a educação, porque estamos facilitando o acesso dos alunos e professores às escolas. Ainda tem a questão da saúde, a poeira causa problemas respiratórios. Nosso foco é a educação e a qualidade de vida para essas pessoas”, destacou Cristiano Cavalcante.