CLDF aprova projetos em benefício de servidores da Defensoria Pública, Detran e Procuradoria-Geral
26 de novembro de 2024
Combustível do Futuro: redução de 705 milhões de toneladas de CO2 até 2037
27 de novembro de 2024
Exibir tudo

TV Brasil e Canal Gov se destacam como instituições federais com maior engajamento nas redes

TV Brasil e Canal Gov se destacam como instituições federais com maior engajamento nas redes

 

Ranking é liderado pela TV Brasil, em primeiro lugar geral em engajamento. Perfis do Canal Gov aparecem em 1° lugar na plataforma Tik Tok, em 2° lugar no X, e em 4° lugar no YouTube

 

A TV Brasil é a instituição federal com mais engajamento no Facebook e no Instagram. De acordo com levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), outros três perfis da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão entre os 15 mais engajados entre instituições federais nas redes sociais. Os perfis do Canal Gov, institucionais do governo, aparecem em 1° lugar na plataforma Tik Tok, em 2° lugar no X, antigo Twitter, e em 4° lugar no YouTube.

 

“Em 2024, a TV Brasil despontou como o principal vetor da comunicação pública digital para alcançar uma audiência significativa e abrangente nas redes sociais”, afirma trecho do relatório. “Por meio de uma retroalimentação bem executada entre o universo digital e a programação da TV Brasil, a página se consolidou no cenário nacional”.

 

TV Brasil e Canal Gov se destacam como instituições federais com maior engajamento nas redes

 

A pesquisa destaca ainda o perfil do Canal Gov como a página do Governo Federal que mais engaja no Tik Tok. “Liderando na rede, a estratégia de engajamento orgânico da página conseguiu superar perfis conhecidos pelo uso de campanhas publicitárias, incluindo campanhas pagas, como as do Banco do Brasil e do Ministério da Saúde”.

 

“O sucesso do CanalGov se deve ao aproveitamento da receptividade da rede a vídeos com declarações do presidente Lula e a conteúdos explicativos sobre políticas públicas. Esses vídeos, muitas vezes em resposta a perguntas dos próprios usuários, geram interação ao esclarecer dúvidas e promover discussões, o que aumenta o alcance por meio de marcações e compartilhamentos”, explica o levantamento.

 

O presidente da EBC, Jean Lima, destacou o acerto da estratégia digital da empresa e o esforço do corpo de funcionários que permitiu alcançar os números inéditos. “A estratégia da atual diretoria de investir recursos humanos, estrutura e equipamentos na comunicação digital provém do desafio de integrar os diversos veículos da EBC numa linguagem efetiva, direta e conectada à realidade social e política do país”, afirma Lima.

 

“É cada vez maior o número de pessoas que se informam pelas redes sociais e a comunicação pública precisa se adequar a este novo contexto. Esses resultados só são possíveis porque existem profissionais competentes, dedicados e focados exclusivamente nessa pauta no organograma interno da empresa”.

 

O relatório foi feito pela FGV Comunicação Rio analisou dados de 136 perfis de instituições federais entre os períodos de 1º de janeiro e 30 de setembro de 2024. O relatório considera dados das mídias sociais Instagram, Youtube, Tiktok, Facebook e X.

 

Edição: Agência Gov com informações da Agência Brasil