Reunião traça ações e projetos para o turismo em 2024

Homem morre afogado às margens do Lago Paranoá, em Brasília
22 de janeiro de 2024
MST fecha a BR 101 em vários pontos na Bahia
23 de janeiro de 2024
Exibir tudo

Reunião traça ações e projetos para o turismo em 2024

Primeiro encontro do Condetur deste ano comemorou conquistas de 2023 e marcou o início da organização da maior feira da América Latina, que será realizada em setembro em Brasília

 

Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

 

Os membros do Conselho de Turismo de Brasília realizaram a primeira reunião de 2024 nesta sexta-feira (19), no auditório do Hotel Íbis de Brasília. A 82ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal (Condetur) foi conduzida pelo secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo. Ele destacou as principais conquistas do setor em 2023 e delineou, junto ao grupo, ações e projetos para 2024.

 

Para Araújo, o ano que passou foi o início da renovação do turismo do DF. “Foi um ano de boas notícias para o turismo do DF: contamos com o apoio do Ministério do Turismo para o retorno do Salão Nacional do Turismo e de projetos necessários, como o Conheça o Brasil. Nossa arrecadação com ISS era de R$ 7 milhões em 2018 e subiu para R$ 35 milhões em 2023”, comemora. O ano ficou marcado como a retomada após a pandemia.

 

O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, destacou os avanços de 2023 para o setor | Foto: Ana Carolina/Setur

 

O setor hoteleiro fechou o ano com a taxa de ocupação em ascensão, passando de 59,43% em 2019 para 65,71% em 2023, projetando um 2024 ainda melhor, com a realização de eventos, como Villa Mix, Rally dos Sertões, shows com artistas renomados e a chegada de novos voos internacionais.

 

A reunião também marcou o início dos trabalhos para a produção da maior feira de turismo da América Latina (ABAV), que ocorrerá em Brasília, em setembro. Um grupo de trabalho será criado para iniciar as ações da ABAV 2024. A intenção é elaborar um plano de ação envolvendo todos os órgãos e setores do GDF em um desenvolvimento comum para que seja uma feira com muita geração de emprego e renda.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens, a edição de 2023 da feira reuniu 42.371 participantes durante os três dias de evento, no Rio de Janeiro. A próxima reunião do Condetur está marcada para a última semana de fevereiro.

 

*Com informações da Secretaria de Turismo