Região Metropolitana do DF será tema de oficina do Plano Diretor

Arquibancadas do Bezerrão ganham 20 mil assentos novos
25 de julho de 2023
Investimentos em mobilidade transformam a realidade do Sol Nascente
26 de julho de 2023
Exibir tudo

Região Metropolitana do DF será tema de oficina do Plano Diretor

Região Metropolitana do DF será tema de oficina do Plano Diretor

 

No dia 27 de julho, evento discutirá a pauta a partir das 19h, na sede da Seduh

 

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

 

A Região Metropolitana do Distrito Federal será o tema da 16ª oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), lei que guiará o desenvolvimento do DF nos próximos 10 anos. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) convida toda a população para debater as questões relacionadas a essa área.

 

O evento será na próxima quinta-feira (27), às 19h, na sede da Seduh, localizada no Edifício Number One, no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar. Trata-se de uma das oficinas responsáveis por discutir temas relevantes a respeito do desenvolvimento urbano. Nesse contexto, as contribuições da população participante irão basear a revisão do planejamento territorial.

 

A Região Metropolitana do DF inclui os municípios goianos de Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Cocalzinho de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás | Imagem: Divulgação/Seduh

 

“A escala territorial que consideramos para esta discussão como Região Metropolitana do Distrito Federal é um agregado de 12 municípios do entorno, somados ao próprio DF, que dão à cidade o caráter de metrópole”, explica o Coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco. “Brasília tem, portanto, uma influência econômica sobre os fluxos de atividades e serviços desses municípios e, por isso, é muito importante entender os impactos dessa dinâmica para a organização do nosso território e, especialmente, para o planejamento dele”, ressalta.

 

Vale pontuar que os municípios de Goiás inclusos no agrupamento denominado Região Metropolitana do DF são baseados em estudos técnicos elaborados por órgãos de pesquisa do DF, sendo eles: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Cocalzinho de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

 

Na avaliação do doutor em Arquitetura e Urbanismo e professor da Universidade de Brasília (UnB), Rômulo Ribeiro, para entender essa dinâmica de movimentação de pessoas entre o DF e os municípios que compõem essa região, a participação dos profissionais voltados para o urbanismo, planejamento e educação é crucial no processo de construção do Plano Diretor. “Ter essa visão mais integral da cidade se torna fundamental para que possamos ter um planejamento que, de fato, traduza o que é a cidade e o que se quer dela”, completa.

 

Não deixe de participar da oficina, seja você um pesquisador do assunto ou parte da população de interesse nesse debate. Seus posicionamentos podem vir a se tornar mudanças efetivas na dinâmica da Região Metropolitana. Podem, inclusive, melhorar setores como o da mobilidade urbana, por exemplo, buscando soluções que tornem o deslocamento das pessoas mais fácil e, assim, proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.

 

Quem pode participar?

 

Todos os interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas.

 

Para isso, basta comparecer nas datas e horários marcados. O evento também será transmitido no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

 

Ao longo deste ano, são previstas 53 oficinas participativas com a população do DF. Confira o calendário completo.

 

Dinâmica

 

No início do evento haverá a apresentação de um seminário a respeito da região. Serão três palestrantes, cada um trazendo uma questão a respeito do planejamento em escala metropolitana ligado ao DF.

 

A partir das apresentações dos convidados, três perguntas que irão guiar a conversa serão expostas. Os participantes da oficina poderão, então, se inscrever para responder às questões colocadas, gerando uma espécie de entrevista coletiva.

 

Após o período de escuta das considerações dos participantes, tendo em vista as contribuições e o que foi apresentado desde o início, os palestrantes concluirão o assunto.

 

Serviço

 

→ Região Metropolitana do DF
Data: 27/7 (quinta-feira)
Horário: às 19h
Local: Sede da Seduh, Edifício Number One, Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar
Acesso virtual: pelo canal Conexão Seduh no YouTube.

 

*Com informações da Seduh