Nova delegacia de polícia de Sobradinho II é inaugurada

Corpo que pode ser de homem que está desaparecido é encontrado carbonizado dentro de carro, diz polícia
18 de maio de 2024
GDF planeja nomear mais de 30,7 mil concursados em 2025
20 de maio de 2024
Exibir tudo

Nova delegacia de polícia de Sobradinho II é inaugurada

O complexo da 35ª DP, localizado ao lado da UPA da cidade, segue o novo modelo policial com ambiente próprio para o atendimento judiciário e tem investimento de mais de R$ 10 milhões

 

Por Ian Ferraz e Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

 

A comunidade de Sobradinho II passa a contar com uma nova sede da 35ª Delegacia de Polícia. A unidade foi inaugurada nesta sexta-feira (17) e vem para substituir a antiga, com instalações defasadas e que não atende às normas de acessibilidade e outras estruturas necessárias para o bom funcionamento. O investimento foi de R$ 10,5 milhões.

 

Inauguração ocorrerá na manhã desta sexta -  (crédito: PCDF/Divulgação)

Ao lado da UPA de Sobradinho II, a nova sede da 35ª DP conta com heliporto, reduzindo o tempo de acionamento em situações de emergência | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

A nova sede da 35ª DP tem 2.108 m² de área construída, distribuída em três pavimentos, incluindo o subsolo. Entre as novas funcionalidades estão entradas separadas para custodiados e para vítimas e público em geral, evitando a revitimização e melhorando a segurança da unidade. A edificação fica às margens da DF-420, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Sobradinho II, e conta com ampla área de estacionamento, facilitando o acesso pela comunidade.

 

Durante a inauguração da unidade, o governador Ibaneis Rocha destacou a queda nos índices de criminalidade no DF e a importância do trabalho das forças de segurança do DF com novas nomeações em vista.

 

 

“Nós temos, talvez, a melhor segurança do Brasil. A Polícia Civil e a Polícia Militar estão de parabéns. A gente tem um grupo realmente unido em torno da segurança pública. Semana passada, com o apoio de todos os parlamentares e da vice-governadora Celina Leão, estivemos lá na Câmara dos Deputados, pedindo a aprovação desse PLN [Projeto de Lei do Congresso Nacional] que vai nos permitir contratar mais policiais civis, mais policiais militares, para que cada vez mais a gente possa seguir dando mais segurança à população do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis Rocha.

 

Além disso, há uma sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência, permitindo um atendimento mais humanizado a esse público. O novo prédio também tem vagas operacionais para viaturas e um heliporto, reduzindo o tempo de acionamento em situações de emergência.

 

O governador Ibaneis Rocha destacou a importância do trabalho das forças de segurança do DF: “A gente tem um grupo realmente unido em torno da segurança pública” Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

Outras áreas abrangidas pela unidade são a sala de reconhecimento integrada à área de contenção, que evita a circulação de custodiados pela unidade, e a sala de apoio para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), com instalações modernas, amplas e de acordo com as normas atuais de acessibilidade, de forma a se adequar melhor às novas rotinas de trabalho.

 

“Nas outras delegacias, a comunidade ia fazer um registro de ocorrência e se deparava com presos chegando, conduzidos pela Polícia Civil ou pela Polícia Militar. Nesse ambiente aqui, a comunidade não se comunica com presos. Eles têm um ambiente próprio para entrar, onde serão recebidos e alocados, e a comunidade tem outro ambiente para aguardar o seu atendimento para o registro de ocorrência. É um modelo vanguardista”, ressaltou o delegado-chefe da 35ª DP de Sobradinho II, Ricardo Viana. O efetivo da delegacia contará com 32 servidores, entre delegados, agentes e escrivães.

 

WhatsApp Image 2024 05 17 at 12.13.27

“Estávamos precisando de uma delegacia com suporte maior, porque a que tinha aqui era pequena. A que construíram agora vai ser melhor e trazer mais segurança”, disse o vendedor José Batista | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Já o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, citou outras entregas para o atendimento à população que estão no horizonte da pasta: “Temos a 9ª DP, que será entregue em pouco tempo. Temos o IML, que será o maior da América Latina, e também está em vias de ser entregue. Então, é uma satisfação poder trabalhar na área de segurança pública tendo esse apoio e vendo as nossas corporações crescendo e tendo esse reconhecimento. Aqui nesta delegacia a sociedade vai poder ser acolhida e recebida pela Polícia Civil em melhores condições”.

 

Diferencial no atendimento

 

A nova sede permitirá, ainda, a economia de recursos públicos, visto que a antiga estrutura funcionava em uma edificação alugada e não mais comportava a demanda de serviço da região.

 

A dona de casa Heris Ferreira Dias Silva, 63, demonstrou receptividade em relação ao novo prédio: “Vai ajudar a comunidade aqui de Sobradinho em todos os sentidos, principalmente na nossa segurança. Acredito que esse novo modelo é uma inovação”.

 

Para o vendedor José Batista, 57, a nova sede é superior à antiga em qualidade. “Estávamos precisando de uma delegacia com suporte maior, porque a que tinha aqui era pequena. A que construíram agora vai ser melhor e trazer mais segurança e mais policiais também. Acredito que vai ter um policiamento mais rigoroso, o que é bom não só para mim, mas para todos”, pontuou.