Governador inaugura escritório ampliado da Emater na região do Pipiripau

Inaugurada a primeira creche pública rural da história do DF
16 de junho de 2023
Túnel Rei Pelé traz mobilidade e qualidade de vida para o DF
18 de junho de 2023
Exibir tudo

Governador inaugura escritório ampliado da Emater na região do Pipiripau

Estrutura foi modernizada para atender cerca de 800 produtores rurais de Planaltina

 

Ian Ferraz, da Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

 

O governador Ibaneis Rocha entregou nesta quinta-feira (15) a reforma do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) na região do Pipiripau, em Planaltina, onde estão 440 propriedades rurais e cerca de 800 produtores. Durante a inauguração, o governador elogiou o trabalho dos homens e das mulheres do campo.

 

Novo prédio tem várias salas e todas as comodidades para levar mais conforto ao trabalho realizado | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

Instalado em 1982 na região, o escritório da empresa passou por uma reforma completa. Agora, conta com seis salas para atendimento privativo aos produtores rurais, sala de reunião, copa, banheiros e recepção. Antes, apenas duas salas abrigavam os seis extensionistas que prestam atendimento aos 432 produtores rurais cadastrados. O recurso de R$ 240,3 mil investido na obra é originário de emenda parlamentar do ex-deputado distrital Cláudio Abrantes. 

 

“A Emater presta um grande serviço aos produtores rurais”, afirmou o governador. “Nós temos uma área pequena de produção, mas que tem uma elevada produtividade, graças ao trabalho que a Emater e a Secretaria de Agricultura desenvolvem nessa região.”

 

É mais um espaço dedicado a atender e orientar os produtores rurais do DF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

Produção e financiamento

 

Com 15 escritórios espalhados pelo DF, a Emater orienta mais de 18 mil produtores e presta cerca de 150 mil atendimentos por ano. Nesses locais, entre outros serviços, é possível obter a carteirinha de produtor e outras documentações, além de buscar financiamentos e fazer o cadastro ambiental rural e o plano de utilização das áreas (PU), instrumento também necessário para regularização fundiária. 

 

 

“É mais um escritório que a gente entrega reformado, novinho e ampliado para atender melhor os produtores e os próprios empregados da empresa, que vão ter um lugar mais digno e melhor para trabalhar e atender os seus produtores da região”, declarou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.

 

Maior região rural do DF, Planaltina conta com cinco escritórios da empresa, além do que foi reformado. “Nós ainda vamos inaugurar neste ano três unidades: a do PAD-DF, depois Taquara e Tabatinga”, afirmou. “Temos um quarto escritório previsto, no Gama, que deve ficar para o ano que vem”.

 

Ceilândia

 

Em abril, o governador Ibaneis Rocha entregou o novo escritório da Feira do Produtor de Ceilândia. O espaço, que não passava por melhorias havia mais de 20 anos, recebeu investimento de R$ 272 mil. Com o apoio de 50 profissionais, essa unidade atende 3 mil produtores rurais de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Vicente Pires, Estrutural, Taguatinga e SIA.

 

A Emater-DF foi criada em abril de 1978 para tornar o DF, com 70% de área rural, um verdadeiro cinturão verde e mostrar toda sua vocação agrícola. Atualmente, a capital produz mais de 1,2 milhão de toneladas de alimentos por ano. Só a produção de hortaliças atingiu 238 mil toneladas em 2022, enquanto a de grãos alcançou 974 mil toneladas no mesmo ano.