GDF renova com empresa de ônibus que atende 4 milhões de pessoas por mês

De 2010 a 2022, população brasileira cresce 6,5% e chega a 203,1 milhões
28 de junho de 2023
Bolsonaro inelegível: TSE inaugura novo conceito de abuso de poder e fragiliza eleições, dizem juristas
30 de junho de 2023
Exibir tudo

GDF renova com empresa de ônibus que atende 4 milhões de pessoas por mês

O Governo do Distrito Federal (GDF) renovou por até 10 anos o contrato com a empresa de transporte público Expresso São José. O termo aditivo assinado nesta terça-feira (27) corresponde à manutenção das 206 linhas que atendem a quatro milhões de passageiros por mês em oito áreas da capital.

 

O novo contrato prevê a renovação da frota e até a ampliação, caso haja necessidade. “Dentro desse trabalho de renovação [do contrato] estamos buscando um compromisso de renovação da frota, sempre buscando o melhor atendimento, com mais conforto e segurança aos usuários”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Flávio Murilo Prates. O termo pode ser rompido caso as cláusulas resolutivas não sejam cumpridas. Entre elas, está a mudança da frota.

 

O termo aditivo assinado nesta terça (27) corresponde à manutenção das 206 linhas que atendem a quatro milhões de passageiros por mês em oito áreas do DF. O termo pode ser rompido caso as cláusulas resolutivas não sejam cumpridas, entre as quais a mudança da frota | Foto: Arquivo/Agência Brasília

 

Atualmente, a empresa conta com 576 veículos que circulam por Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Vicente Pires, Estrutural, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) e Setor de Oficinas Norte (SOFN).

 

A opção pela preservação do contrato levou em consideração alguns fatores, como a manutenção do atendimento aos passageiros do transporte público e dos empregos dos funcionários da empresa.

 

“Sempre foi o nosso foco principal não deixar a população desassistida”, revela o secretário. “A gente levou em consideração também os empregados da empresa. São mais de 500 ônibus. São motoristas, cobradores, oficinas e área administrativa. São vários empregos e a gente tem que zelar pela preservação deles”, afirma.

 

O GDF conta com contratos com cinco empresas que representam cinco bacias de atendimento ao transporte público da cidade. São elas: Viação Piracicabana, Viação Pioneira, Consórcio HP-ITA, Auto Viação Marechal e Expresso São José. Com a assinatura, todas as cinco bacias estão renovadas e garantem a continuidade do serviço público.