Força-tarefa anuncia reforma de estádio abandonado em Planaltina

‘Voltei sozinho para casa’, diz marido de mulher que morreu em hospital durante parto, no DF
29 de agosto de 2023
Tarifa Zero Estudantil avança na CLDF
31 de agosto de 2023
Exibir tudo

Força-tarefa anuncia reforma de estádio abandonado em Planaltina

Força-tarefa anuncia reforma de estádio abandonado em Planaltina

 

Abandonado há mais de dez anos, o estádio Adonir Guimarães deverá ser reformado para voltar a receber partidas oficiais. É o que prometeu o Secretário de Esportes Júlio César em nota divulgada nas redes sociais na tarde desta terça-feira (29), em conjunto com o Deputado Distrital Pepa e a Administração Regional de Planaltina.

 

Com capacidade para 15 mil pessoas, o estádio Adonir Guimarães foi inaugurado no dia 19 de agosto de 1978, com a presença do então governador Elmo Serejo Farias. O estádio recebeu este nome em homenagem a Adonir José Guimarães, que era escrivão do cartório de Planaltina, grande entusiasta do futebol e pertenceu ao time de Planaltina.

 

Casa do Planaltina Esporte Clube, o estádio movimentou a cidade durante décadas. Foi palco da despedida de Mané Garrincha dos campos de futebol, quando atuou em um amistoso, no dia 24 de dezembro de 1982, organizado pela AGAP – Associação de Garantia dos Atletas Profissionais. Foi também naquela praça que o CFZ-DF ganhou seu único título candango, quando empatou em 1×1 com o Gama em 2002 e levantou o caneco local. Naquele ano, o Gama ainda estava na série A do Campeonato Brasileiro, e tinha o técnico Cuca (aquele mesmo, campeão da Libertadores com o Atlético-MG) no banco de reservas.

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Foto: Alessandro Gabiru / O Diário do Planalto

 

O declínio do Adonir Guimarães coincidiu com a queda das equipes locais que utilizavam o estádio. O CFZ foi deixado de lado por Zico, enquanto o Planaltina EC não teve mais o protagonismo de antes no cenário local. Segundo nossas fontes, a última vez que o estádio recebeu uma partida oficial foi no dia 5 de setembro de 2013, quando o Planaltina EC empatou com o Guará pelo placar de 1×1, partida válida pela Segunda Divisão de Brasília. Já naquela época, o estádio suplicava por melhorias nas instalações hidráulicas e elétricas, gramado e estrutura.

 

No ano seguinte, a quarta vara de fazenda pública determinou que dez estádios de Brasília fossem interditados até que se adequassem ao Estatuto do Torcedor: Bezerrão (Gama), JK (Paranoá), CAVE (Guará), Rorizão (Samambaia), Abadião (Ceilândia), Serejão (Taguatinga), Augustinho Lima (Sobradinho), Vasco Viana (Metropolitana), Chapadinha (Brazlândia) e Adonir Guimarães (Planaltina). Curiosamente, hoje apenas JK, Serejão e Abadião possuem laudos para receber torcedores (Serejão ainda tem laudo parcial para torcida única).

 

Desde então, o estádio Adonir Guimarães foi abandonado e sucateado. O mato alto tomou conta do espaço público, tornando-se foco de ratos e insetos. As coisas começaram a mudar em 2021, quando uma força-tarefa designada pelo GDF compareceu ao estádio a fim de realizar um estudo de viabilidade técnica que resgatasse o local. Somente neste ano de 2023, o Governo de forma concreta anunciou o início das obras nos próximos meses. Segundo a Assessoria de Imprensa da Administração Regional de Planaltina, ainda não há previsão de início das obras e nem orçamento, mas que deverá ser em breve:

 

O projeto está em fase de conclusão, bem como os trâmites de estudos técnicos do local. Mas, segundo as informações que temos, ainda esse ano as obras iniciarão. Porém, ainda é necessário ajustes e trâmites burocráticos que fazem parte do processo. O novo projeto tende a revitalizar todo o espaço e dar à comunidade um local para a utilização no dia a dia também, e não só servirá para o futebol.

 

Assessoria de Imprensa ADM Planaltina

 

Marcelo Goncalo

 

Fonte: dfesportes.com/forca-tarefa-anuncia-reforma-de-estadio-abandonado-em-planaltina/

 

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e texto

Pode ser uma imagem de 6 pessoas

 

É Oficial! Após anos interditado, o Estádio Adonir Guimarães será reformado!

Em nota publicada nas redes sociais, o Secretário de Esportes @juliocesarribeiro em conjunto com o @deputadopepa e o Administrador de Planaltina @wesleyfuem oficializaram o projeto de reforma do estádio da cidade que deve iniciar nos próximos meses. Todo o estudo técnico e a projeto arquitetônico já estão em processo final é muito em breve as obras devem começar por lá!

É só o começo! ⚽️🏆