Força-tarefa anuncia reforma de estádio abandonado em Planaltina
Abandonado há mais de dez anos, o estádio Adonir Guimarães deverá ser reformado para voltar a receber partidas oficiais. É o que prometeu o Secretário de Esportes Júlio César em nota divulgada nas redes sociais na tarde desta terça-feira (29), em conjunto com o Deputado Distrital Pepa e a Administração Regional de Planaltina.
Com capacidade para 15 mil pessoas, o estádio Adonir Guimarães foi inaugurado no dia 19 de agosto de 1978, com a presença do então governador Elmo Serejo Farias. O estádio recebeu este nome em homenagem a Adonir José Guimarães, que era escrivão do cartório de Planaltina, grande entusiasta do futebol e pertenceu ao time de Planaltina.
Casa do Planaltina Esporte Clube, o estádio movimentou a cidade durante décadas. Foi palco da despedida de Mané Garrincha dos campos de futebol, quando atuou em um amistoso, no dia 24 de dezembro de 1982, organizado pela AGAP – Associação de Garantia dos Atletas Profissionais. Foi também naquela praça que o CFZ-DF ganhou seu único título candango, quando empatou em 1×1 com o Gama em 2002 e levantou o caneco local. Naquele ano, o Gama ainda estava na série A do Campeonato Brasileiro, e tinha o técnico Cuca (aquele mesmo, campeão da Libertadores com o Atlético-MG) no banco de reservas.
Foto: Alessandro Gabiru / O Diário do Planalto
O declínio do Adonir Guimarães coincidiu com a queda das equipes locais que utilizavam o estádio. O CFZ foi deixado de lado por Zico, enquanto o Planaltina EC não teve mais o protagonismo de antes no cenário local. Segundo nossas fontes, a última vez que o estádio recebeu uma partida oficial foi no dia 5 de setembro de 2013, quando o Planaltina EC empatou com o Guará pelo placar de 1×1, partida válida pela Segunda Divisão de Brasília. Já naquela época, o estádio suplicava por melhorias nas instalações hidráulicas e elétricas, gramado e estrutura.
No ano seguinte, a quarta vara de fazenda pública determinou que dez estádios de Brasília fossem interditados até que se adequassem ao Estatuto do Torcedor: Bezerrão (Gama), JK (Paranoá), CAVE (Guará), Rorizão (Samambaia), Abadião (Ceilândia), Serejão (Taguatinga), Augustinho Lima (Sobradinho), Vasco Viana (Metropolitana), Chapadinha (Brazlândia) e Adonir Guimarães (Planaltina). Curiosamente, hoje apenas JK, Serejão e Abadião possuem laudos para receber torcedores (Serejão ainda tem laudo parcial para torcida única).
Desde então, o estádio Adonir Guimarães foi abandonado e sucateado. O mato alto tomou conta do espaço público, tornando-se foco de ratos e insetos. As coisas começaram a mudar em 2021, quando uma força-tarefa designada pelo GDF compareceu ao estádio a fim de realizar um estudo de viabilidade técnica que resgatasse o local. Somente neste ano de 2023, o Governo de forma concreta anunciou o início das obras nos próximos meses. Segundo a Assessoria de Imprensa da Administração Regional de Planaltina, ainda não há previsão de início das obras e nem orçamento, mas que deverá ser em breve:
O projeto está em fase de conclusão, bem como os trâmites de estudos técnicos do local. Mas, segundo as informações que temos, ainda esse ano as obras iniciarão. Porém, ainda é necessário ajustes e trâmites burocráticos que fazem parte do processo. O novo projeto tende a revitalizar todo o espaço e dar à comunidade um local para a utilização no dia a dia também, e não só servirá para o futebol.
Assessoria de Imprensa ADM Planaltina
Marcelo Goncalo
Fonte: dfesportes.com/forca-tarefa-anuncia-reforma-de-estadio-abandonado-em-planaltina/
É Oficial! Após anos interditado, o Estádio Adonir Guimarães será reformado!
Em nota publicada nas redes sociais, o Secretário de Esportes @juliocesarribeiro em conjunto com o @deputadopepa e o Administrador de Planaltina @wesleyfuem oficializaram o projeto de reforma do estádio da cidade que deve iniciar nos próximos meses. Todo o estudo técnico e a projeto arquitetônico já estão em processo final é muito em breve as obras devem começar por lá!
É só o começo! ⚽️🏆