Festa do Divino reúne milhares de fiéis em Planaltina

É histórico: Lula fez, Lula faz a alegria do ditador Nicolás Maduro
30 de maio de 2023
Presidentes do Chile e do Uruguai criticam Lula por defender a Venezuela
31 de maio de 2023
Exibir tudo

Festa do Divino reúne milhares de fiéis em Planaltina

GDF investiu quase R$ 1 milhão na celebração; tradicional cavalgada contou com participação do governador Ibaneis Rocha

 

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

 

Cerca de 15 mil pessoas devotas do Divino Espírito Santo se reuniram no Encontro das Bandeiras, em Planaltina, durante a tradicional Festa do Divino, na manhã deste sábado (27). Esta é a segunda maior celebração religiosa da região, ficando atrás apenas da Via-Sacra do Morro da Capelinha.

 

Cavalgada reuniu cavaleiros que há seis dias percorrem estradas partindo de Água Fria, em Goiás | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

“É uma festa muito importante, demonstra afeto e carinho pela cidade e por tudo que acontece em Planaltina”Governador Ibaneis Rocha

Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Patrimônio cultural

 

Cerca 300 pessoas trabalharam na organização da 141ª edição do evento, que segue com uma programação especial até este domingo (28). A Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina relembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa. Por isso, a celebração foi instituída patrimônio cultural imaterial por meio do decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013.  Os cavaleiros, devotos e fiéis contaram com o apoio do GDF, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), que investiu R$ 999 mil nas festividades.

 

“É uma festa muito importante, demonstra afeto e carinho pela cidade e por tudo que acontece em Planaltina”, afirmou o governador. “É um grande evento que reúne mais de 15 mil pessoas. A gente fica muito feliz, e vamos continuar participando ativamente pelos próximos anos.”

 

Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Religiosidade une moradores fiéis de Planaltina e de vários outros lugares na celebração

 

Regina Brito, de 40, é organizadora do Café das Frutas, parada obrigatória para os cavaleiros vindos de Goiás que seguem rumo a Planaltina. Nesta edição, foram adquiridas oito caixas de mexericas, 15 melancias e 35 abacaxis. Ela segue a tradição repassada por sua mãe.

 

“Já tem mais de 20 anos que estamos nessa missão”, contou. “A gente começou a arrumar tudo por volta das 5h. Nós recebemos doação do pessoal, e cada um dá um pouquinho também. É uma missão com muita gratidão e fé.”

 

O administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca, destaca a tradição centenária da cidade: “São sete paróquias e cinco capelas fazendo suas novenas e procissões pela cidade. Nossa Planaltina tem um patrimônio cultural e religioso muito grande”.

 

Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Devoção

 

Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Bruna Rezende: “Hoje, em casa, eu tenho o meu milagre do Divino Espírito Santo, que é meu filho”

 

Laura Siqueira, 26, e Bruna Rezende, 41, sempre comparecem à festividade. “Essa festa faz parte de mim; recebi a tradição do meu pai e estou muito feliz de estar aqui”, disse Laura. “Eu nasci aqui e cresci vindo à festa do Divino”, reforçou Bruna. “Só quem mora aqui sabe a tradição que é. E hoje, em casa, eu tenho o meu milagre do Divino Espírito Santo, que é meu filho”.

 

A celebração também contou com a participação do cardeal Dom Paulo Cezar Costa, que declarou: “Essa festa manifesta a fé do nosso povo ao divino Espírito Santo. É o amor que se manifesta através do divino, dos nove dias em preparação, pela caminhada até aqui, nessa alegria toda”. A seu lado, o padre Rafael da Silva Costa lembrou: “A gente se prepara nove dias antes rezando muito”.

 

Segundo a organizadora do evento, Maíra Vieira, a prioridade é promover uma festa segura para os fiéis. “A expectativa é que seja mais um grande evento de homenagem e louvor ao Espírito Santo”, disse. “Nosso foco foi a segurança, e para isso contamos com o apoio da Setur para atender as necessidades e fazer uma bela festa”,.

 

‌Além da Setur, apoiaram a festa a Administração Regional de Planaltina, a Arquidiocese de Brasília, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e o 14º Batalhão de Polícia Militar de Planaltina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília