Enchentes no Texas deixam ao menos 51 mortos; equipes buscam 27 meninas desaparecidas de acampamento
Região do Rio Guadalupe, no estado norte-americano, foi tomada por uma forte cheia nesta sexta-feira (4). Equipes fazem buscas com o apoio de helicópteros.
Por Redação g1
05/07/2025 07h45 Atualizado há 10 minutos
Ao menos 51 pessoas morreram em decorrência das enchentes provocadas por tempestades no estado do Texas, nos Estados Unidos, desde sexta-feira (4), segundo autoridades locais neste sábado (5).
Até a última atualização desta reportagem, equipes de resgate ainda realizavam buscas por desaparecidos.
O governador do Texas, Greg Abbott, prometeu que os socorristas encontrariam todas as pessoas desaparecidas após a enchente. “Seremos implacáveis. Não vamos parar hoje nem amanhã. Vamos parar quando o trabalho estiver concluído.”
No condado de Kerr, há 43 mortes registradas. O xerife Larry Leitha informou que os investigadores ainda não conseguiram identificar cinco das vítimas adultas e três das crianças após a enchente.
Lá, um grupo de 27 meninas que participavam de um acampamento de verão estão desaparecidas.
As meninas estavam no Camp Mystic, um acampamento cristão localizado às margens do Rio Guadalupe, que foi tomado por uma forte enchente em poucas horas na sexta. Vídeos publicados nas redes sociais mostram casas e árvores sendo arrastadas pela cheia repentina. (saiba mais abaixo)
Segundo o jornal “The New York Times”, há mais quatro mortos no condado de Travis, mais três no condado de Burnet e uma no condado de Kendall.
O presidente Donald Trump lamentou as inundações. Neste sábado (5), ele publicou em seu perfil na rede Truth Social que o governo federal está colaborando com as buscas. “Melania e eu estamos rezando por todas as famílias afetadas por esta tragédia”, completou.
A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, confirmou que o governo federal atenderá ao pedido do governo do Texas de declaração de desastre, que libera ajuda federal para os afetados pelas enchentes repentinas.
Policial do Texas diante de pilha de escombros na região de Hunt, no Texas, após enchentes no rio Guadalupe por conta de fortes chuvas, em 5 de julho de 2025. — Foto: Julio Cortez/ AP
Família caminha sobre árvore caída após enchente que deixou mortos no Texas, em 5 de julho de 2025. — Foto: Julio Cortez/ AP
Policial faz buscas com cachorro (ao fundo) por desaparecidos diante de carro revirado por causa das enchentes após chuvas no Texas, em 5 de julho de 2025. — Foto: Julio Cortez/ AP
As autoridades estaduais haviam alertado sobre o risco de clima severo no dia anterior às chuvas. O Serviço Nacional de Meteorologia previa entre 70 e 150 milímetros de precipitação a partir de quinta-feira (3), mas o volume registrado chegou a 250 milímetros.
Um medidor do nível do Rio Guadalupe, na altura da cidade de Hunt, registrou uma elevação de 6,7 metros em cerca de duas horas, e começou a falhar ao atingir 9 metros, segundo o meteorologista Bob Fogarty. Mais de 800 pessoas já foram evacuadas.
Vista aérea feita por drone mostra casas alagadas após chuvas torrenciais que provocaram enchentes repentinas ao longo do rio Guadalupe, em San Angelo, Texas, EUA, em 4 de julho de 2025 — Foto: Reuters
Acampamento destruído
Guardas florestais do Texas informaram, na tarde de sexta, que haviam chegado ao Camp Mystic e iniciado a evacuação dos campistas que estavam em áreas mais altas.
“O acampamento foi completamente destruído. Foi muito assustador”, disse Elinor Lester, de 13 anos, que participava do Camp Mystic.
Familiares publicaram mensagens desesperadas nas redes sociais em busca de informações sobre o paradeiro das meninas. Segundo o vice-governador do Texas, Dan Patrick, mais de 750 crianças participavam do acampamento.
A jovem Elinor relatou que foi resgatada de helicóptero junto com suas colegas de cabana, após atravessarem a água da enchente. Ela contou que acordou assustada por volta da 1h30 da madrugada de sexta-feira, com trovões e chuva forte batendo nas janelas.