Emater completa 45 anos com trajetória que se funde à história de Brasília

Chuvas: DF tem 104 áreas de risco de desastres em 22 regiões
9 de abril de 2023
Aprovado o projeto urbanístico do Setor Comercial Jardim Botânico
11 de abril de 2023
Exibir tudo

Emater completa 45 anos com trajetória que se funde à história de Brasília

A produção de hortaliças chegou, em 2022, a 238 mil toneladas. Já a de grãos chegou a 974 mil toneladas e tem grande participação no PIB agropecuário do DF

 

Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

 

Era 1978 e a capital do país ganhava uma empresa que transformaria a paisagem seca e árida do Cerrado em uma aquarela. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) surgiu em 7 de abril daquele ano, contribuindo para que, conforme os planos da equipe de Juscelino Kubitschek, Brasília tivesse um cinturão verde, com alimentos frescos para a população.

Os 45 anos de atuação da Emater consolidam o êxito do projeto empreendido há mais de 60 anos por JK de criar, na capital do país, um polo de desenvolvimento capaz de gerar emprego, renda, conhecimento, inovação e alimentos de qualidade.

Composto de aproximadamente 70% de área rural, o Distrito Federal mostra que tem vocação agrícola, produzindo mais de 1,2 milhões de toneladas de alimentos por ano. A produção de hortaliças, por exemplo, chegou, em 2022, a 238 mil toneladas, cultura que também gera bastante ocupação na área rural. Já a de grãos chegou a 974 mil toneladas e tem grande participação no Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do Distrito Federal.

“A Emater tem importante papel no desenvolvimento de uma Brasília ambientalmente e economicamente sustentável, uma vez que contribui diretamente no desenvolvimento dos agricultores nas áreas social, econômica, ambiental e inovativa. Além disso, favorecendo a permanência dos produtores no campo, contribui para a segurança alimentar da população, que tem acesso a alimentos frescos e com qualidade”, afirma o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, que é extensionista rural desde 2011.

A empresa atende mais de 18 mil produtores e realiza cerca de 150 mil atendimentos por ano, por meio de diversos métodos, como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo, reuniões técnicas, entre outros. São esses mecanismos que aproximam os agricultores das inovações e orientações levadas pela extensão rural do DF. Na área social, a Emater leva orientações sobre aposentadoria rural, benefícios sociais e políticas públicas de inclusão.

 

A Emater atende mais de 18 mil produtores e realiza cerca de 150 mil atendimentos por ano | Foto: Arquivo/Emater-DF

 

A presença da extensão rural permitiu que o DF aproveitasse as boas condições climáticas locais e construísse, ao longo dos anos, modelos de produção que mesclam tecnologias avançadas, profissionalização, produtores altamente tecnificados, cuidados com o meio ambiente e desenvolvimento social. O resultado é um polo agropecuário que possui altas produtividades em diversas culturas, capaz de produzir conhecimento científico para o Brasil ser exemplo para outros países.

Seja na horticultura, nos grãos, na floricultura ou na avicultura, o Distrito Federal contribuiu para interiorizar o desenvolvimento do país e exteriorizar tecnologias inovadoras, contribuindo com a modernização da agricultura brasileira.

Com uma ampla cobertura da Emater, em todas as regiões administrativas, os produtores rurais contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das ciências agrárias e ambientais, ciências sociais e humanas, tecnologia da informação, engenharia, educação, comunicação, além de outras áreas que compartilham as novidades geradas pelas pesquisas, inovações e políticas públicas aos agricultores, famílias e organizações.

*Com informações da Emater-DF

Pode ser uma imagem de texto que diz "DOE POR PIX AJUDE AJUDEOJORNAL o JORNAL o DIÁRIO DO PLANALTO CHAVE PIX 61 99602-1440 99602 www.odiariodoplanalto.com.br Jornal: :0-CP1:22.72500-6 CNPJ: 22.725/0001-67 ODP"

O Diário do Planalto Brasília precisa de você
Sua colaboração e fundamental para seguirmos na cobertura dos principais acontecimentos de sua cidade.
Para nos ajudar e simples: Doações de qualquer valor pelo PIX
(Caso queira, doe qualquer valor ao jornal O Diário do Planalto pelo PIX (Chave:) (061) 9 9602-1440.
O Diário do Planalto usará todo o montante arrecadado no projeto de jornalismo especificado. Cobertura esportiva, noticiário da sua cidade e gastos com nossa equipe de jornalismo.
Além das reportagens exclusivas e especiais nas cidades do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Bahia e grande parte do Brasil.
Quer ficar ligado em tudo o que acontece no DF? Siga o perfil do O Diário do Planalto no Instagram.