Brasília tem 7 de setembro esvaziado, com público de petistas, servidores e familiares dos militares

Celina Leão participa de formatura dos novos integrantes da Polícia Civil
7 de setembro de 2023
Saiba quem é mulher assassinada com tiro na cabeça em rua do DF
8 de setembro de 2023
Exibir tudo

Brasília tem 7 de setembro esvaziado, com público de petistas, servidores e familiares dos militares

Brasília tem 7 de setembro esvaziado, com público de petistas, servidores e familiares dos militares

 

Por Guilherme Oliveira

E Por Renan Ramalho

 

07/09/2023 12:10

 

Com o tema “Democracia, Soberania e União”, o Desfile de 7 de Setembro, em Brasília, foi marcado pela tímida reação do público nos momentos de execução dos hinos Nacional e da Independência. Metade das arquibancadas foi ocupada por servidores “convidados”, tanto do governo quanto do Distrito Federal. Na outra metade, apareceram famílias, a maioria de estudantes e militares que desfilaram e boa parte de eleitores do PT. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no tradicional Rolls Royce e não discursou.

 

O gramado central da Esplanada dos Ministérios ficou mais cheio no final, com a exposicao de veículos e armamentos militares. Poucas pessoas vestiam a camisa amarela da seleção brasileira de futebol.

 

Nos últimos anos, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a celebração da Independência levava mais gente, sobretudo de apoiadores, com caminhões de som, que foram vetados neste ano.

 

Brasília (DF), 07-09-2023 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do Vice-presidente Geraldo Alckmin, participam do desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Foto: Cadu Gomes/VPR

 

VEJA TAMBÉM:

 

Campanha do “fique em casa” no 7/9 expõe decepção da direita com militares

Apesar das arquibancadas ocupadas neste ano, o público vibrou pouco. Os momentos de maior interação do público se deram, especificamente, quando eram vistos no telão ou avistavam algum parente em marcha de uniforme.

 

Lira não apareceu

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), foi a ausência mais sentida entre as autoridades. Ministros do governo, poucos parlamentares e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), compareceram.

 

Desde maio, o governo tenta consolidar o apoio do Centrão na Câmara. Só nesta terça-feira (6), após três meses de negociação, a articulação política do Planalto conseguiu destravar uma reforma ministerial para contemplar o PP e o Republicanos no Executivo. Mesmo assim, foram oferecidas pastas menos importantes. André Fufuca (PP) vai assumir o Ministério dos Esportes e Silvio Costa Filho (Republicanos) comandará a pasta de Portos e Aeroportos.

 

VEJA TAMBÉM:

 

Lula faz crítica indireta a Bolsonaro, defende diálogo entre instituições e não cita as Forças Armadas

 

Verde e amarelo distribuídos e vermelho vindo de casa

 

Assim como a primeira-dama, Janja, que vestiu vermelho e decidiu chamar atenção no evento ao fazer o “L”, muitos foram dos presentes foram vistos com bonés vermelhos com o nome de Lula e a estrela do PT. Predominavam, no entanto, roupas coloridas na plateia. A organização do evento fez a distribuição gratuita de bonés nas cores verde, amarelo, azul e branco e pequenas bandeiras do Brasil.

 

Além dos adereços, cartilhas com elogios às Forças Armadas foram entregues ao público. O conteúdo trazia os eixos que destacam, segundo o Governo Federal, a atuação do Exército, Marinha e Aeronáutica: Paz e Soberania; Ciência e Tecnologia; Saúde e Vacinação e Defesa da Amazônia. No governo Bolsonaro, os lemas eram: Deus, Pátria, Família e Liberdade.

 

Com Lula, 7 de setembro esvazia ruas e tem vermelho manchando as cores do Brasil

Brasília (DF), 07-09-2023 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do Vice-presidente Geraldo Alckmin, participam do desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Foto: Cadu Gomes/VPR| Foto: Cadu Gomes/VPR

 

www.gazetadopovo.com.br/republica/em-brasilia-desfile-desanimado-atrai-servidores-petistas-e-familias-de-estudantes-e- www.gazetadopovo.com.br/republica/em-brasilia-desfile-desanimado-atrai-servidores-petistas-e-familias-de-estudantes-e-militares/

 

www.gazetadopovo.com.br