Com apoio do GDF, brasiliense ganha histórico título mundial de muay thai

Estímulo à venda de automóveis leva setor a recorde histórico de 27 mil emplacamentos num dia
8 de julho de 2023
Inscrições abertas para os Centros Interescolares de Línguas até o dia 16
10 de julho de 2023
Exibir tudo

Com apoio do GDF, brasiliense ganha histórico título mundial de muay thai

Por meio do Programa Compete Brasília, João Pedro Simão Pereira contou com o custeio das viagens para as competições nacionais que garantiram vaga no mundial

 

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

 

O morador de Taguatinga João Pedro Simão Pereira, 26 anos, fez história ao ser o primeiro brasiliense a conquistar o título mundial no WBC Muay Thai Amazing World Festival. No torneio realizado em Veneza, na Itália, em junho, João Pedro superou na final o iraniano Ali Takallo.

 

“Eu agradeço muito ao meu mestre, Gustavo Labareda, e meu professor Jean Paul. Eles me prepararam muito bem tanto fisicamente quanto psicologicamente. Essa foi a maior preparação que tive para minha vida. Foram meses de treinamento. Não foi fácil”, pontuou João Pedro.

Delegação brasiliense no WBC Muay Thai Amazing World Festival em Veneza, na Itália | Fotos: Arquivo pessoal

 

Para conquistar a vaga no mundial, o atleta contou com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) durante as competições nacionais no segundo semestre do ano passado. Por meio do Programa Compete Brasília, cerca de 15 atletas obtiveram o traslado gratuito em três viagens a São Paulo para as competições que foram a porta de entrada para o torneio mundial.

 

“Essa conquista do professor João Pedro muito nos orgulha. Sem dúvidas, esse resultado reflete o trabalho sério e consistente que é desenvolvido com os alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos. Além disso, o nosso propósito é investir cada vez mais nesses atletas aqui do DF por meio dos nossos programas, como temos feito com o Compete Brasília e o Bolsa Atleta. É muito gratificante dividir essa vitória, pois quem ganha também é a comunidade”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro.

 

O atleta brasiliense também detém, desde 2020, o título de campeão distrital profissional de muay thai dos pesos pesados, emitido pela Federação do DF de Muay Thai.

 

“Eu treino desde meus 13 anos. Quem me ajudou desde a minha infância a chegar até aqui foram meus treinadores. Hoje, sou campeão mundial, com faixa preta em caratê, muay thai e kickboxing”, afirmou.

 

João Pedro (D) com o adversário da final, o iraniano Ali Takallo

 

Ensino

 

João Pedro Simão treina diariamente mais de 80 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, no Centro Olímpico de Samambaia. Com as atribuições de treinador, o atleta também concilia a rotina para se preparar para alcançar um de seus maiores objetivos profissionais: chegar ao One Championship, maior evento de muay thai do planeta.

 

“O meu sonho é chegar ao One Championship. É lá onde tem cachês muito bons. Para chegar, não é fácil. Tem que ter muitos títulos, carreira, empresários. Mas essa é a minha meta”, compartilhou.