Confira as principais festas de réveillon de Brasília
28 de dezembro de 2023
Caiado lança Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã
28 de dezembro de 2023
Exibir tudo

Agricultura: investimento de R$ 2,6 milhões em maquinários rurais

Ação possibilitou a reforma de 1.505 km de estradas rurais, facilitando o escoamento da produção, acesso a insumos e melhor trânsito para os estudantes rurais

 

Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

 

“Analisando os feitos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) deste ano, é gratificante constatar o impacto positivo de nossas ações na comunidade rural. A reforma e a tubulação de 28,4 km de canais de irrigação criaram condições ideais para o cultivo eficiente, reforçando nosso compromisso com a preservação dos recursos hídricos.

 

O investimento de R$ 2,6 milhões do GDF em maquinários rurais possibilitou a reforma de 1.505 km de estradas rurais, facilitando o escoamento da produção, acesso a insumos e melhor trânsito para os estudantes rurais, atendeu também diversos produtores dentro do Programa Porteira para Dentro, além de preparar mais de 1.700 hectares para plantio, atingindo um marco significativo, fortalecendo o setor agrícola e proporcionando solo fértil para um crescimento sustentável.

 

Os maquinários também atenderam diversos produtores dentro do Programa Porteira para Dentro | Foto: Divulgação/Seagri-DF

 

A distribuição de mais de 50 mil mudas, do Programa Reflorestar, fortaleceu a base da agricultura, que é o meio ambiente. A Rota das Frutas destaca-se como um modelo de desenvolvimento sustentável para a agricultura familiar, beneficiando 143 famílias com mudas de açaí, limão, abacate e baru neste ano.

 

Reforçamos nossa prontidão contra a Influenza Aviária. Estamos comprometidos em proteger nossas aves, garantindo que as estratégias de proteção elaboradas pela Seagri estejam estabelecidas para enfrentar essa ameaça com eficácia.

 

O Decreto da Defesa Agropecuária reforça nosso compromisso com a segurança alimentar, estabelecendo medidas para proteger a produção agropecuária local, com alterações nas leis de controle de defensivos agrícolas.

 

A regulamentação do decreto que acompanha a lei de criação do PRAT [Programa de Assentamento de Trabalhadores Rurais] representa um marco para o setor, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a inclusão social no meio rural. Além do início da construção do Empório Rural do Colorado fortalecerá a economia local e beneficiará 40 agricultores.

 

O ano de 2023 foi marcado por conquistas significativas, e nossa dedicação à agricultura sustentável permanecerá como a base de nosso trabalho.”

 

*Fernando Antonio Rodriguez, secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural