109 novos ônibus escolares vão atender mais de 7,5 mil alunos

Governadora em exercício inaugura 6 campos sintéticos reformados no Guará
11 de fevereiro de 2023
Ibama queima avião, helicóptero e maquinários de garimpeiros ilegais na Terra Yanomami
13 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

109 novos ônibus escolares vão atender mais de 7,5 mil alunos

Entregues durante cerimônia, nesta sexta (10), com a governadora em exercício, Celina Leão, os veículos vão transportar estudantes do Núcleo Bandeirante e do Itapoã

 

Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

 

A frota que atende a rede pública de ensino do Núcleo Bandeirante e do Itapoã vai ganhar reforço. O Governo do Distrito Federal (GDF) adquiriu 109 ônibus para transportar, gratuitamente, 7.549 alunos das duas regiões administrativas. Os veículos, comprados em 2021, vão entrar em ação já na próxima segunda-feira (13), data marcada para o início do ano letivo. As novas unidades foram apresentadas em cerimônia realizada nesta sexta-feira (10).

 

Os novos ônibus serão usados pelo Serviço de Transporte Complementar Escolar (STCE), destinado a atender localidades sem transporte público regular ou trajetos superiores a 2 km | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

“Esse é um dia de muita felicidade para a comunidade escolar; faz 20 anos que a frota não é renovada”, comemora a governadora em exercício, Celina Leão. “Queremos trocar todos os ônibus que atendem a rede pública de ensino – em breve, vamos receber mais 100 novos veículos pelo FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação]. A ideia é que as crianças tenham conforto para que isso reflita, inclusive, no aprendizado.”

Cada um dos ônibus entregues tem capacidade para transportar 39 crianças com todo conforto e segurança. Os veículos são equipados com ar-condicionado e câmera de ré. Além disso, 40% das unidades contam com elevador de acessibilidade. A frota é administrada pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), em parceria com as secretarias de Educação (SEE) e de Transporte e Mobilidade (Semob).

 

A governadora em exercício, Celina Leão, participou da cerimônia de entrega dos 109 novos ônibus de transporte público escolar

 

Diretor administrativo e financeiro da TCB, Vitor Aveiro explica que os novos ônibus serão usados pelo Serviço de Transporte Complementar Escolar (STCE), destinado a atender localidades sem transporte público regular ou trajetos superiores a 2 km. “O programa também é assegurado a alunos com deficiência ou que não têm idade suficiente para pegar o coletivo sozinho”, informa. “Atualmente, o STCE transporta cerca de 54 mil crianças”.

Das 109 unidades recém-adquiridas, 62 atenderão o Núcleo Bandeirante e 47 vão trafegar pelo Itapoã. Uma conquista que veio na hora certa, de acordo com o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo. “Poder proporcionar essa entrega à comunidade pertinho da volta às aulas é muito gratificante”, comenta. “Esse é o início de uma grande reforma no sistema de transporte escolar”.

Conforto a caminho da escola

Para o titular da Semob, Valter Casimiro, a satisfação de entregar uma frota nova para os alunos do Itapoã e do Núcleo Bandeirantes é grande. “Vamos levar mais comodidade para nossos estudantes”, afirma. “E o elevador de acessibilidade é mais um item de conforto e segurança para pessoas com deficiência, que precisam de ajuda para entrar e sair do ônibus”.

O subsecretário de Apoio às Políticas Educacionais da SEE, Nivaldo Vieira Félix, destaca que oferecer um transporte de qualidade permite que o aluno chegue à escola mais descansado e estimulado. “O estudante que sai cedo de casa e enfrenta muita dificuldade no caminho já chega ao colégio estressado”, observa. “É difícil que essa criança tenha um dia letivo bom”.

Já o deputado federal Rafael Prudente celebra a valorização da TCB ao longo dos últimos quatro anos. “Alguns governos já trabalharam pela extinção dessa importante empresa pública”, relembra. “Essa gestão tem trabalhado para valorizar a companhia e seus servidores”.

Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília