Reformado, centro comunitário da Fercal está aberto à comunidade

Marielle: Lessa delata Domingos Brazão como um dos mandantes, diz site
23 de janeiro de 2024
Consórcio Brasil Central elege novo presidente e premia ações inovadoras
24 de janeiro de 2024
Exibir tudo

Reformado, centro comunitário da Fercal está aberto à comunidade

Ponto de encontro dos moradores da zona rural passou por diversas obras em 2023; primeiro evento no local, após os trabalhos concluídos, será um casamento

 

Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

 

A reforma do Centro Comunitário do Sonhém de Cima, na região rural da Fercal, foi concluída. A obra teve aporte de R$ 96.245,70 e foi executada pela administração regional. De cara nova, o local já pode ser usado pela comunidade e passou a homenagear um antigo líder comunitário, Seu Caetano.

 

Todo o espaço foi transformado: houve a substituição de telhas e esquadrias, portas e janelas, pintura das paredes, troca dos equipamentos do banheiro e da cozinha, além da instalação de iluminação, forro e piso em porcelanato. A parte elétrica e hidrossanitária foi renovada. Também foi construída uma área de entrada com corrimão de acessibilidade.

 

“Pensamos em todos os detalhes para melhorar a experiência dos nossos moradores”, afirma o administrador regional interino da cidade, Alan Souza. “Era uma demanda antiga e que beneficia toda a comunidade”. O centro comunitário fica no PA Contagem, ao lado da Escola Classe Sonhém de Cima, que fez a doação de um bebedouro. No local, há dois banheiros, sala, cozinha e salão.

 

Reformadas, instalações estão prontas para o uso dos moradores | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

 

Espaço de encontros

 

A dona de casa Maria Roseli de Freitas comemora a renovação do centro comunitário, que considera “espaço de mil e uma utilidades”

 

Filho de Seu Caetano, o vigilante e líder comunitário Wesley de Freitas, 39, salienta a importância da reforma: “A comunidade necessitava disso para poder fazer as reuniões em um local adequado. Ninguém gosta de ficar ao relento. Meu pai participou de todo o processo de formação do assentamento. Foi ele quem criou a Festa da Pamonha, que não temos há muito tempo. Agora, queremos retomar nossos eventos e até criar uma feira para os produtores. Com um espaço limpo e organizado, tudo fica mais fácil”.

 

 Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

 

‌Para a dona de casa Maria Roseli de Freitas, 66, o centro comunitário é um “espaço de mil e uma utilidades”. Segundo ela, que mora na região desde 1994, o primeiro evento já está confirmado – será o casamento de moradores da região. “A festa do casório vai ser aqui”, confirma. “As reuniões dos moradores e dos produtores rurais também. A nossa comunidade já passa de 100 famílias e produz muita banana, mandioca, milho”.

 

 Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

 

‌Aos 67 anos, a Fercal ocupa área de 15.438,01 hectares e reúne mais de 9,3 mil habitantes. Dos moradores, mais de 50% são do sexo masculino, 58% nasceram no DF e a idade média é de 29 anos. Os dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2021.

 

Reformadas, instalações estão prontas para o uso dos moradores | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília