BRB alcança R$ 2 bilhões em ativos sob custódia via plataforma digital de investimentos
16 de agosto de 2024
Grávida e marido morrem a caminho do hospital na Chapada dos Veadeiros
16 de agosto de 2024
Exibir tudo

Projeto De Cara Nova retira 733 toneladas de entulho de área de descarte irregular em Planaltina

Iniciativa do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) planta mudas de árvores e enfeita o local com pneus coloridos

 

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

 

Um ponto crítico de descarte irregular de lixo e entulhos em Planaltina passou por uma limpeza. Nesta sexta-feira (9), o projeto De Cara Nova retirou 733 toneladas de entulhos da área, que fica na Estação Ecológica Águas Emendadas (ESECAE), entrada 13, próximo ao Condomínio Mestre D’Armas. A ação já havia sido realizada neste local em dezembro de 2023.

 

Na operação, 1.400 pneus velhos foram transformados em carrinhos, mesas e banquinhos para o lazer e o descanso da população e dos alunos da escola próxima ao ponto. Também foram plantadas 150 mudas de plantas nativas do cerrado e 200 mudas de flores.

 

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e a árvore

 

Além de conscientizar sobre o descarte regular de lixo, o De Cara Nova atua na conservação do meio ambiente | Foto: Divulgação/ SLU

 

“Esse local vai se transformar, provavelmente, em uma área de lazer para as crianças da escola que fica aqui ao lado. É importante a população entender que nós já temos aqui em Planaltina um papa-entulho que é o lugar correto para o descarte de restos de obras, volumosos, podas e recicláveis. Agradeço a todos os envolvidos na construção desse espaço, preservando um manancial importantíssimo para a população e para Brasília que é a Estação Águas Emendadas”, enfatizou o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso.

 

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e a texto

 

O administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca Fraga, elogiou a atuação do SLU. “A iniciativa teve total apoio da administração, da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, e do Instituto Brasília Ambiental. Todos os órgãos do GDF estão reunidos para que a população aprenda a não jogar lixo em local público. O De Cara Nova traz dignidade para a população, um ambiente mais limpo e agradável para todos”, destacou.

 

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e a pessoas a sorrir

 

Com a ação do programa do SLU, pneus viraram bancos para atender a população e as crianças de escolas perto da ESECAE

 

Já o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, ressaltou a importância da iniciativa. “Ações como essa são fundamentais para a reversão de situações que degradam o meio ambiente. Projetos como o De Cara Nova devem ser apoiados e multiplicados, em especial nessa área que é zona de amortecimento da Estação Ecológica de Águas Emendadas, que acabava sendo afetada pelo fogo que era ateado ao lixo aqui”, destacou.

 

O De Cara Nova

 

O projeto visa à remoção dos resíduos, a reforma do espaço com plantio de mudas e sinalizações educativas com placas orientando sobre as penalidades e o local correto para o descarte de lixo. As equipes de mobilização do SLU também estão nas ruas de Planaltina orientando sobre o correto descarte dos resíduos, inclusive sobre o papa-entulho instalado na região e os seus benefícios.

 

A iniciativa do SLU teve início em janeiro do ano passado e já passou por várias regiões do Distrito Federal. Até o momento, já foram retiradas mais de quatro mil toneladas de entulhos de diversos pontos de descarte irregular de resíduos.

 

*Com informações do SLU

 

Pode ser uma imagem de 9 pessoas e a árvore

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e a árvore

Pode ser uma imagem de 8 pessoas e a árvore

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, árvore e a texto

Pode ser uma imagem de 8 pessoas, pessoas a sorrir e a árvore

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e a pessoas a sorrir

Pode ser uma imagem de 8 pessoas

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e a pessoas a sorrir