Ponte sobre o Rio São Francisco, entre Januária e Pedras de Maria da Cruz, não corre risco de cair, diz DER

Ponte sobre o Rio São Francisco, entre Januária e Pedras de Maria da Cruz, não corre risco de cair, diz DER

 

De acordo com do DER, as vistorias ocorreram após vídeos divulgados na internet questionarem o fato de uma junta de dilatação balançar durante a passagem de veículos. A ponte foi construída nos anos 1990 e possui 1.054 metros de comprimento e 12,7 metros de largura.

 

Por Michelly Oda, g1 Grande Minas

17/02/2025 16h24  Atualizado há 2 dias

 

Ponte sobre o Rio São Francisco, na MGC-135 — Foto: DER-MG

 

A ponte sobre o Rio São Francisco, entre Januária e Pedras de Maria da Cruz, não corre o risco de cair, é que o concluiu o Departamento de Estradas de Rodagens (DER). A constatação foi divulgada após duas visitas de técnicos no local, que fica na MGC-135.

 

De acordo com do DER, as vistorias ocorreram após vídeos divulgados na internet questionarem o fato de uma junta de dilatação balançar durante a passagem de veículos. A ponte foi construída nos anos 1990 e possui 1.054 metros de comprimento e 12,7 metros de largura.

 

O diretor de construção do DER-MG, Anderson Tavares, explicou que a junta de dilatação é o espaço entre os módulos que compõem a ponte.

 

“A estrutura, que pesa milhares de toneladas, foi dimensionada e concebida prevendo estas movimentações ou balanço, de forma absorver a energia de fatores externos como o tráfego de veículos e ventos, como também as variações decorrentes da dilatação do concreto em função das mudanças de temperatura. Portanto, sem as juntas de dilatação e a flexibilidade do balançar, que são previstos nos projetos de engenharia, aí sim, a ponte correria o risco de não estar de pé.”

 

Ponte sobre o Rio São Francisco, na MGC-135 — Foto: DER-MG

 

O DER destacou ainda que:

 

➡️As pontes são projetadas para se adaptarem à dilatação do concreto
➡️Para evitar pontos de fadiga e fissuras, são previstas fendas entre os elementos estruturais

➡️A movimentação de veículos sobre as pontes é a principal fonte de vibração

➡️Nos projetos é previsto a capacidade de carga e a movimentação destas ao longo do percurso.

 

O departamento destacou ainda que entre as atividades que serão executadas em 2025 e 2026 estão previstas ações na ponte sobre o Rio São Francisco na MGC-135.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Colunista

Assinante

© 2023 Todos os direitos reservados