Ponte JK precisa de reforma urgente, aponta relatório do TCDF

BNDES bloqueia R$ 62 milhões em crédito em imóveis com indícios de desmatamento
26 de julho de 2023
O que diz a esquerda-raiz sobre a Amazônia?
27 de julho de 2023
Exibir tudo

Ponte JK precisa de reforma urgente, aponta relatório do TCDF

Órgão de fiscalização cobrou novamente explicações e medidas de segurança no elevado da Novacap e da Secretaria de Obras

 

Francisco Dutra

26/07/2023 17:43, atualizado 26/07/2023 19:16

 

Diante da demora para a reforma da Ponte JK , o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) cobrou explicações do governo local sobre a segurança do elevado, nesta quarta-feira (26/7).

 

Segundo o TCDF, enquanto a obra de revitalização não sai do papel, cresce o risco de interdições e de acidentes estruturais no elevado, colocando em risco o trânsito e a segurança dos motoristas.

 

De acordo com o tribunal, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deve apresentar quais são as ações de emergência a serem tomadas para manter a segurança e a solidez da ponte, até que ocorra, de fato, a obra de revitalização.

 

Além disso, a Secretaria de Obras terá o mesmo prazo para explicar quais ações serão adotadas para sanar o problema da falta de manutenção corretiva do elevado.

 

Tribunal ainda reiterou à Novacap a cobrança do cronograma com os marcos iniciais e de conclusão para as etapas de revitalização estética e pavimentação.

 

Ponte JK e operários - Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

 

Cobranças sem respostas

 

Inicialmente, a corte de contas cobrou o plano de revitalização da Ponte JK em setembro de 2022. Em maio deste ano, o TCDF tornou a pedir informações sobre a reforma.

 

A Novacap havia formulado um edital de licitação para a reforma da ponte. O certame estava estimado em R$ 44.761.039,82. No entanto, o TCDF identificou que a proposta iria alterar o projeto original da ponte.

 

A licitação chegou a ser suspensa. No entanto, há quatro anos, a Novacap informou a proposta de revitalização foi cancelada, com o intuito de revisar o projeto e, assim, lançar um novo edital. No entanto, até então, não apresentou uma nova proposta.

 

Galeria dos Estados

 

Para o TCDF, a reforma é urgente. Do ponto de vista da corte, a revitalização é necessária para evitar situações como a queda do viaduto sobre a Galeria dos Estados, no centro de Brasília, em 2018.

 

Novacap

 

A Novacap argumentou que enfrenta dificuldade para iniciar a obra de revitalização. Contudo, destacou que não há risco de acidente e a ponte está segura.

 

Leia a nota completa:

 

A execução de uma obra de recuperação e reforço estrutural da Ponte JK é uma tarefa complexa, devido à sua estrutura e geometria única no mundo. No momento, há uma grande dificuldade para o orçamento da obra com as ferramentas disponíveis no Governo, como o SICRO e SINAPI. A Novacap busca soluções técnicas para realizar a obra da forma mais adequada possível, em etapas, e na expectativa de lançar a licitação para reforço estrutural ainda este ano.

 

A Novacap reforça que a ponte está segura e não há nenhum risco de acidente.

 

Fonte: www.metropoles.com