A PMDF tem 236 equinos e pretende colher propostas para adquirir mais 25 animais da raça brasileiro de hipismo
09/10/2023 12:50, atualizado 09/10/2023 12:50
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) abriu licitação para eventual compra de 25 cavalos pelo custo de R$ 1,3 milhão.
O aviso de licitação foi publicado nesta segunda-feira (9/10), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
O Regimento de Polícia Montada (RPMon), da PMDF, possui 236 equinos e pretende colher propostas para adquirir mais 25 animais da raça brasileiro de hipismo. O edital prevê que os cavalos devem ter dois portes: de 1,55 metro a 1,59 metro, e de 1,62 metro a 1,66 metro.
Cavalos mais baixos na PMDF
Segundo o edital, os animais menores serão utilizados para abordagens policiais militares. Os cavalos devem ser mais baixos porque os PMs precisam montar e descer dos equinos com bastante frequência, o que “pode causar esgotamento físico e lesões, principalmente nos joelhos”.
Os cavalos maiores serão empregados nas Operações de Choque Montado, com objetivo de controlar distúrbios civis e apoiar operações de desocupações de áreas públicas invadidas.
“São situações que frequentemente envolvem conflito entre a população e as forças de segurança pública, e que exigem uma atuação policial militar com destreza e eficácia no sentido de cumprir as ordens judiciais e, simultaneamente, preservar a integridade física dos cidadãos”, diz trecho do edital.
Os interessados em vender os 25 cavalos à PMDF poderão apresentar as propostas no dia 26 de outubro, às 14h. Veja o aviso de licitação:
Fonte: www.metropoles.com