Objetivo da ação é promover a segurança no trânsito e reduzir a poluição sonora
Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou a Operação Sossego em Arapoanga, com o objetivo principal de retirar de circulação motocicletas com descarga livre ou com silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. A ação ocorreu das 22h30 à 0h30 de quarta-feira (18), na Avenida Erasmo de Castro, nas proximidades do supermercado Ultrabox. A operação contou com um efetivo de 28 agentes de trânsito distribuídos em 14 viaturas e quatro guinchos.
A operação flagrou seis motocicletas com escapamentos alterados, o que contribui para a poluição sonora e incômodo da população. Outro veículo foi autuado por ter o sistema de iluminação modificado e foi registrado um caso de falta de dispositivo de retenção para criança, além de três infrações diversas. Ao todo, 13 veículos não licenciados foram removidos ao depósito da Asa Norte.
Durante a fiscalização, 16 motoristas se recusaram a realizar o teste do etilômetro e seis condutores foram flagrados dirigindo sem habilitação | Foto: Divulgação/ Detran-DF
Durante a fiscalização, 16 motoristas se recusaram a realizar o teste do etilômetro e seis condutores foram flagrados dirigindo sem habilitação. Além disso, quatro carteiras de habilitação estavam vencidas há mais de 30 dias e um motorista foi autuado por conduzir com habilitação de categoria diferente da exigida.
Operação Sossego
A Operação Sossego faz parte de um conjunto de ações estratégicas do Detran-DF para promover a segurança no trânsito e reduzir a poluição sonora causada por motocicletas irregulares, especialmente em áreas residenciais com recorrentes reclamações de barulho excessivo e infrações.
*Com informações do Detran-DF