Mais de 800 municípios aderiram ao Prefeitura +Digital

Mais de 800 municípios aderiram ao Prefeitura +Digital

 

Programa oferece gratuitamente soluções desenvolvidas pelo Serpro para auxiliar pequenas cidades na modernização da gestão e na oferta de serviços digitais à população

 

Programa vai disponibilizar gratuitamente, por até dois anos, soluções completas em serviços digitais, comunicação e segurança de dados

 

Lançado em fevereiro deste ano, o Programa Prefeitura +Digital encerrou sua campanha com 846 municípios inscritos. A iniciativa do Governo Federal é operacionalizada pelo Serpro, que vai disponibilizar gratuitamente, por até dois anos, soluções completas em serviços digitais, comunicação e segurança de dados para essas cidades.

 

Do total de inscritos, 172 municípios firmaram contratos de adesão e 32 deles já contam com pelo menos uma solução em funcionamento. Esses números aumentam a cada dia, tendo em vista que as prefeituras têm até três meses para realizar a ativação dos serviços. A campanha, voltada para cidades com até 30 mil habitantes, teve as inscrições encerradas em 30 de junho.

 

 

Resultados imediatos

 

A prefeitura de Silva Jardim, no Rio de Janeiro, foi uma das primeiras a ativar as tecnologias em oferta. A implementação das ferramentas na Secretaria Municipal de Fazenda facilitou o trabalho da equipe e tornou o atendimento mais ágil para quem procura o órgão.

 

Entre os avanços, Marcelo Massao, superintendente de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia do município, destacou a agilidade na assinatura de documentos com o uso do NeoSigner; a adoção do Serpro Mail, que trouxe mais segurança às comunicações oficiais; e o Serpro+, que garantiu armazenamento em nuvem e recursos de colaboração para a Secretaria.

 

“O uso do Certificado Digital SerproID também é um diferencial: não dependemos mais de tokens físicos e podemos acessá-lo em nuvem, de qualquer lugar e dispositivo”, afirmou. Marcelo citou ainda o novo portal da Secretaria, desenvolvido na plataforma Cidades Gov.br, que está mais moderno e intuitivo, com os serviços mais utilizados disponíveis de forma clara e acessível.

 

Modernização e economia para pequenas cidades

 

“A transformação digital não pode ser privilégio das grandes cidades. Quando um município de cinco, dez mil habitantes consegue assinar documentos digitalmente, proteger seus dados e oferecer serviços online ao cidadão, isso vai além da tecnologia, é uma questão de inclusão e cidadania. É assim, com inteligência e inovação, que fortalecemos a gestão pública e reduzimos desigualdades estruturais”, analisa Alexandre Amorim, presidente do Serpro.

 

Para Thiago Baere, superintendente de Negócios da estatal, a campanha Prefeitura +Digital mostrou como a empresa pode atuar ao lado das prefeituras. “Firmamos mais de 170 contratos em todas as regiões do país, com pequenas cidades que somam mais de 440 mil habitantes, número que deve crescer nos próximos meses. Estamos provando que é possível levar tecnologia pública a quem mais precisa”, afirmou.

 

Segundo levantamento da estatal, a adoção das ferramentas ofertadas pode gerar uma economia de até R$ 150 mil por município, valor que normalmente seria destinado à contratação de serviços como site institucional, diário oficial online, e-mail corporativo, plataforma de atendimento ao cidadão e gestão documental com certificação digital.

 

Programa Prefeitura +Digital

 

Serviços digitais e gestão orientada a dados

 

A cidade de Dois Córregos, no interior de São Paulo, é outra que já está colhendo frutos com a modernização oferecida pelo Serpro. Com o NeoSigner em operação e com o Cidades Gov.br em processo de implantação, a expectativa, segundo Rafael Segobia, encarregado de Tecnologia da Informação da prefeitura, é melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade, otimizar processos internos e promover maior integração entre as áreas administrativas.

 

Para ele, essa iniciativa do governo federal é importante porque atua em duas frentes importantes: reduz as desigualdades tecnológicas entre municípios e fortalece a capacidade de entrega de serviços públicos para o cidadão. “Acreditamos que o uso dessas ferramentas pode contribuir para uma gestão mais transparente, participativa e orientada por dados, o que é essencial para o desenvolvimento sustentável do nosso município”, completou Segobia.

 

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