Goiás conquista 2º lugar nacional em alfabetização infantil

Goiás conquista 2º lugar nacional em alfabetização infantil

 

Publicado em 12 julho 2025

Última Atualização em 12 de julho de 2025

 

Categoria EducaçãoNotícias

 

A educação pública de Goiás alcançou um feito histórico: o estado conquistou o 2º lugar no ranking nacional de alfabetização infantil, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Brasil Alfabetizado.

 

O resultado do Índice Criança Alfabetizada, referente ao ano de 2024, marca a superação da meta estabelecida pelo próprio governo federal, que era de 69% de crianças alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Goiás chegou a 72,7% e consolida-se como referência nacional.

 

“Continuarei a fazer o meu máximo para apoiar a educação fundamental. Nós temos responsabilidade sobre essas crianças porque não existe cidadania plena com analfabetismo. É obrigação do Estado dar as ferramentas para que esses jovens possam atingir todo o seu potencial”, ressalta o governador Ronaldo Caiado.

 

Com o programa AlfaMais, Goiás conquista o 2º lugar no ranking nacional de Alfabetização infantil (Fotos: Secom)

 

“Vemos o quanto os investimentos do Governo de Goiás têm sido relevantes e acertados e, sobretudo, podemos celebrar que a grande maioria das nossas crianças goianas está sendo alfabetizada plenamente, o que vai assegurar sua aprendizagem nas demais etapas da Educação Básica”, afirma a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli.

 

O avanço é fruto do trabalho articulado do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), com destaque para o programa AlfaMais, criado em 2021. A iniciativa foi implementada em regime de colaboração com os 246 municípios goianos, com apoio técnico e financeiro.

 

O programa estruturou a política estadual de alfabetização, com foco na aprendizagem na idade certa, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre 2022 e 2024, o Estado investiu R$ 158 milhões na execução das ações do programa, desenvolvido em parceria com a Associação Bem Comum.

 

Alfabetização na idade certa

 

AlfaMais Goiás dispõe de um conjunto de medidas eficientes, como a formação continuada de professores da Educação Infantil (4 e 5 anos) e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além da distribuição de materiais didáticos complementares, kits escolares e literários, avaliações externas como a do Sistema de Avaliação Educacional do Estado (Saego-Alfa), e, ações de incentivo como o Prêmio Leia e o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Educacional).

 

Salto robusto

 

Em 2016, apenas 13,2% dos estudantes goianos estavam no nível de aprendizado considerado ideal. Em 2023, Goiás já havia alcançado o 4º lugar no ranking nacional.

 

Agora, com os resultados de 2024, além de conquistar o nível 4 na escala de Alfabetização definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estado subiu ao 2º lugar no Brasil, consolidando uma trajetória de crescimento baseada em planejamento, compromisso com a aprendizagem e valorização dos profissionais da Educação.

 

Saiba mais

 

Goiás garante selo ouro de Compromisso com a Alfabetização

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Colunista

Assinante

© 2023 Todos os direitos reservados