GDF entrega o 20º campo sintético no ano

Agropecuária é destaque na economia do DF no primeiro trimestre do ano
15 de julho de 2023
Mais de 3 mil atletas participam da 32ª edição da Corrida do Fogo
17 de julho de 2023
Exibir tudo

GDF entrega o 20º campo sintético no ano

Equipamento foi liberado para a comunidade da QR 206 de Samambaia nesta sexta-feira (14)

 

Catarina Loiola e Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) já reformou ou construiu 20 campos sintéticos em 2023. A 20ª entrega ocorreu nesta sexta-feira (14), em Samambaia, e mais quatro campos serão construídos ainda este ano.

 

O 20º campo sintético entregue nesta sexta-feira foi reformado em parceria com o programa RenovaDF, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, e foi elogiado pela governadora em exercício Celina Leão | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

O anúncio foi feito durante visita da governadora em exercício Celina Leão a Samambaia. Os quatro novos campos vão ser construídos no Taquari, Paranoá, São Sebastião e na Feira do Produtor, em Ceilândia. Somando todas as estruturas, a Secretaria de Esporte e Lazer espera chegar até o fim do ano com 40 campos reformados ou construídos.

 

O desta sexta-feira está entre os reformados em parceria com o programa RenovaDF, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, e foi elogiado pela governadora em exercício Celina Leão. “Esse governo acredita no esporte e demonstra, com ações efetivas, como a inauguração desse campo aqui hoje, e a regulamentação da Lei do Esporte”, disse. Ainda durante o evento, Celina Leão entregou material esportivo para alunos de escolinhas de futebol.

 

Parceria com o RenovaDF

 

Cinquenta alunos do Renova DF atuaram na reforma do campo sintético. O espaço de lazer e desporto tem área total de 1.800 metros e é muito aproveitado pelos moradores da região.

 

“Chegamos a 20 campos sintéticos entre manutenção e construção e queremos chegar até o final deste ano com 40 campos. Sabemos da importância e o quanto o esporte é importante na vida de crianças, jovens e adultos que utilizam esses campos”, acrescentou o secretário interino de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.

 

‌O espaço foi totalmente repaginado: houve a limpeza e desobstrução do sistema de drenagem do campo, limpeza da área ao redor do campo, correção do piso, substituição do gramado, e recuperação do alambrado com solda e pintura. A reforma ocorreu em três meses, de fevereiro a maio.

 

O técnico em refrigeração Riquelme Coimbra, 21, é um dos jovens que aproveita o espaço reformado. Apaixonado por futebol e com o sonho de um dia jogar profissionalmente, ele organiza treinos com crianças e adolescentes da região. “Essa reforma nos ajudou muito. Antes, algumas partes do campo estavam faltando, tinham buracos. Um espaço bom assim incentiva a gente a buscar nossos sonhos, vir praticar um esporte”, diz.

 

Técnico em refrigeração, Riquelme Coimbra, que sonha em um dia jogar futebol profissionalmente, organiza treinos com crianças e adolescentes da região

 

‌Segundo o vigilante Paulo César Mendes, 53, a reforma era uma demanda antiga da população. “Foi um benefício muito bom para essa parte da cidade. Esse campo esperava a reforma há muitos anos”, conta. “Era um campo todo degradado, e agora ficou uma maravilha”.

 

‌Moradora da QR 206 há quase 20 anos, a dona de casa Marli Viana, 44, afirma que, antes da reforma, não permitia que os filhos brincassem no local. Agora, é diferente. “Deixo minha filha vir brincar, porque virou um ambiente seguro”, diz. “Mas, se a gente não cuidar, daqui a pouco estará tudo destruído de novo. O governo tem que fazer a parte dele, mas a gente também tem que fazer a nossa.”

 

Filha de Marli Viana, Alice Vitória aproveita o imenso tapete verde para diversas brincadeiras, entre elas, testar acrobacias

 

‌Filha de Marli, a pequena Alice Vitoria Viana, 7, aproveita o imenso tapete verde para diversas brincadeiras, entre elas, testar acrobacias. “Gosto de correr, brincar, chamo minhas amigas para vir aqui ficar comigo. E às vezes fico treinando para fazer estrelinha”, conta.

 

‌O programa

 

O RenovaDF é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), com convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). Lançado em maio de 2021, o programa oferta qualificação profissional na área de construção civil, com técnicas de jardinagem, de alvenaria, de pintura e de instalações elétricas, além de noções básicas de serralheria. Todo o conhecimento é colocado em prática nos equipamentos públicos das cidades.

 

‌Cada edição do curso tem carga horária de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. São oferecidos um salário mínimo mensal, vale-transporte, lanche, além de uniforme e equipamento de proteção individual. Mais de 11 mil alunos já se formaram por meio da iniciativa.

 

‌As inscrições para novos ciclos do programa são divulgadas no site da Sedet.