Escola de Música de Brasília celebra 60 anos com sessão solene da Câmara Legislativa

Viva Brasília: programação completa das atrações dos 64 anos da capital
19 de abril de 2024
Um guia sobre a censura e a perseguição contra a direita no Judiciário brasileiro
20 de abril de 2024
Exibir tudo

Escola de Música de Brasília celebra 60 anos com sessão solene da Câmara Legislativa

Realizado no teatro da EMB, evento homenageou educadores e celebrou a influência transformadora da música

 

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

 

O Teatro Levino de Alcântara foi palco de uma homenagem ao 60º aniversário da Escola de Música de Brasília (EMB). A sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta quarta-feira (10), ressaltou o papel fundamental da música na educação e no desenvolvimento humano.

 

Ao longo de seis décadas, a EMB se consolidou como uma referência inspiradora. O evento prestou uma homenagem aos educadores que se dedicam ao ensino musical. A paixão e o comprometimento desses mestres moldaram gerações de músicos e educadores, tornando-se verdadeiros pilares da comunidade.

 

 

Sessão solene contou com apresentações de músicos da EMB | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF

 

A cerimônia contou com apresentações de choro, do Coro Madrigal e de músicos da EMB. “Estamos todos muito felizes porque essa escola tem contribuído muito, e há muito tempo, para a cultura da nossa cidade. É um dos principais patrimônios culturais do Distrito Federal e pretendemos trazer ainda mais melhorias para a estrutura da Escola neste ano”, comentou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

 

A Escola de Música

 

 

Localizada no coração da capital, a EMB é reconhecida nacionalmente pela oferta diversificada de cursos e programas para alunos de todas as idades e níveis de habilidade. Desde a fundação, em 1964, a escola tem se dedicado a nutrir o amor pela música, proporcionando educação de excelência em uma ampla variedade de disciplinas musicais, desde a musicalização infantojuvenil até a formação técnica e profissional.

 

 

Hélvia Paranaguá (segunda à direita): “Essa escola tem contribuído muito, e há muito tempo, para a cultura da nossa cidade”

 

Com 2,2 mil estudantes, a escola oferece formação em instrumentos de música erudita, antiga e popular e práticas de conjunto e cursos de coral. Além disso, oferece cursos de qualificação profissional e técnica em uma variedade de disciplinas musicais, bem como o tradicional Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra), realizado anualmente durante as férias de verão.

 

Para o diretor da Escola de Música de Brasília, Davson de Souza, a unidade é indispensável para a comunidade interessada em aprender algum tipo de instrumento musical. “Ao refletirmos sobre os 60 anos de história da EMB, somos confrontados com a importância contínua de valorizar e proteger o ensino da música. É gratificante ver os professores compartilhando memórias vívidas de suas experiências na EMB”, afirma.

 

Inscrições

 

Geralmente, as inscrições são abertas entre os meses de maio e junho e entre o final de outubro e início de novembro, com a publicação dos editais. Em seguida, são realizados as entrevistas e os testes dos inscritos para a seleção das vagas.

 

Os interessados devem ficar atentos às informações divulgadas no site oficial da Escola de Música de Brasília e também na página da Secretaria de Educação, que indicam datas, requisitos de inscrição e processos seletivos.

 

*Com informações da Secretaria de Educação