DF ultrapassa a marca de 250 mil luminárias de LED

DF ultrapassa a marca de 250 mil luminárias de LED

 

CEB IPes já passou 80% da iluminação pública para esse sistema; Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga lideram em número de instalações

 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

 

A CEB IPes atingiu um marco expressivo no processo de modernização da iluminação pública do Distrito Federal. Ao todo, já são 258,9 mil luminárias de LED instaladas, o que representa 80% de todo o parque de iluminação do DF, composto por aproximadamente 320 mil pontos de luz.

 

 

Objetivo é introduzir a iluminação em LED em todo o DF; só este ano, já foram instaladas 108 mil novas luminárias | Foto: Divulgação/CEB IPes

 

Com a meta de modernizar 100% da iluminação pública, faltam agora pouco menos de 65 mil luminárias para que a substituição total seja concluída. O processo está em ritmo acelerado: somente em 2025, 108 mil novas luminárias de LED foram instaladas em todas as regiões administrativas.

 

Todos os bairros e regiões administrativas do DF já foram contemplados com novas luminárias neste ano. O Plano Piloto lidera o ranking de instalações em 2025, com cerca de 16 mil unidades, reflexo da alta demanda por manutenção e do volume de ocorrências de furto de cabos e equipamentos na região. Em seguida, aparecem Ceilândia, com 15 mil luminárias instaladas; Taguatinga, com 8,7 mil; Planaltina, com 8,5 mil; e o Gama, com 7,6 mil pontos convertidos.

 

Mais qualidade

 

A substituição das luminárias antigas por tecnologia LED vai além da economia de energia. O novo sistema proporciona melhor qualidade na iluminação das vias públicas, maior durabilidade dos equipamentos, redução nos custos de manutenção e impacto positivo na segurança da população, principalmente em áreas de grande circulação e vulnerabilidade.

 

Para o presidente da CEB, Edison Garcia, o avanço é motivo de celebração. “Atingir 80% de cobertura com luminárias de LED no DF é um passo importante”, valoriza. “Estamos cada vez mais próximos da meta de 100%, e isso é extremamente gratificante. A iluminação pública de qualidade é um compromisso da CEB e do Governo do Distrito Federal com toda a população”.

 

A modernização se dá em ritmo contínuo, com equipes operacionais trabalhando 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados, para dar celeridade ao processo e responder às demandas da população de forma eficaz.

 

De acordo com Mauro Landim, diretor de Modernização da CEB IPes, os projetos são planejados com base em critérios técnicos e estratégicos, como o tipo de luminária ideal para cada localidade, fluxo de veículos e pedestres, e índice de ocorrências de falhas ou furtos.“Nosso planejamento é feito por tipologia de luminária e com foco na agilidade da execução”, explica. “A ideia é maximizar o atendimento à população com eficiência, otimizando recursos e garantindo durabilidade ao novo sistema”.

 

*Com informações da CEB IPes

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Colunista

Assinante

© 2023 Todos os direitos reservados