DF recebe torneio sub-17 com times locais e das séries A e B do Brasileirão

Chitãozinho e Xororó, Fundo de Quintal, Almir Sater e teatro infantil Mundo Bita são algumas das atrações do fim de semana no DF
28 de outubro de 2023
Governador do DF participa da entrega do Prêmio Mérito Varejista 2023
28 de outubro de 2023
Exibir tudo

DF recebe torneio sub-17 com times locais e das séries A e B do Brasileirão

Copa Capital de Futebol conta com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e será realizada em dezembro, com jogos em estádios tradicionais da capital

 

Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

 

O Distrito Federal recebe, entre os dias 1º e 10 de dezembro, a primeira edição da Copa Capital de Futebol Sub-17. A competição reunirá oito equipes, sendo três representantes da capital federal e cinco clubes que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro da categoria.

 

O torneio conta com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL-DF) e da Federação de Futebol do DF. “A Copa Capital é uma competição grandiosa. É uma excelente oportunidade para que os atletas possam demonstrar o seu talento no DF e para todo país”, enfatiza Renato Junqueira, secretário interino de Esporte e Lazer. “Apoiar esse torneio é uma forma de promover o esporte de base que precisa ser amplamente divulgado e valorizado”, prossegue.

 

Entre os dias 1º e 10 de dezembro, oito equipes vão disputar a Copa Capital de Futebol Sub-17; jogos terão entrada gratuita | Foto: Divulgação

 

O torneio é dividido em dois grupos, cada um com quatro equipes e todas jogando entre si. Os dois melhores classificados de cada grupo se enfrentarão nas semifinais da competição. Os vencedores disputarão a grande final, que será realizada no dia 10 de dezembro.

 

A tabela completa da Copa Capital de Futebol Sub-17 será divulgada nos próximos dias pelos organizadores, com informações sobre os confrontos, datas, horários e locais das disputas. Todas as partidas terão entrada franca.

Os jogos serão realizados no Centro de Capacitação Física (Cecaf) do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e em estádios tradicionais do DF, como o Bezerrão, no Gama; Serejão, em Taguatinga; e o Estádio JK, no Paranoá.

 

Equipes confirmadas

 

A expectativa é dobrar o número de participantes na próxima edição, chegando a 16 equipes. “Queremos que a Copa Capital de Futebol Sub-17 se torne uma competição de referência nas categorias de base. Nosso objetivo é ir crescendo ano a ano e chegar a um nível semelhante à tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha”, explica Godofredo Gonçalves Filho, presidente do Capital, equipe que estará presente e que está atuando na organização da copa.

 

Para este ano, estão confirmadas oito equipes, sendo três representantes da série A do Campeonato Brasileiro – Botafogo, Cuiabá e Goiás -, além de Vila Nova e Atlético Goianiense, que estão na segunda divisão da competição nacional.

 

Entre os representantes locais, o DF contará com a participação das categorias de base do Capital Clube de Futebol e do Canaã Esporte Clube. A terceira vaga ficará com o vencedor do Candanguinho Sub-17. Caso um dos clubes já inscritos se torne o campeão do torneio, o segundo melhor colocado herda a vaga.