Desespero e dor’, diz mãe de menino de 10 anos eletrocutado por fio de alta tensão no DF
Por causa de tempestade, mulher pediu para que criança procurasse abrigo quando aconteceu acidente. Criança foi socorrida e levada para hospital, mas não resistiu.
Por Afonso Ferreira, TV Globo
21/03/2025 10h30 Atualizado há 2 horas
Adrian David, de 10 anos, morreu após ser eletrocutado por um fio de alta tensão em Planaltina, no Distrito Federal, na tarde desta quinta-feira (20). Ele recebeu uma descarga elétrica ao encostar dois carros energizados pelo fio (veja detalhes abaixo).
Em depoimento à Polícia Civil, a mãe de Adrian disse que foi um momento de “muito desespero e dor”. Ela afirma que estava dirigindo bem devagar por causa da tempestade, quando ouviu um barulho de explosão e percebeu que o fio de alta tensão tinha soltado do poste.
Pessoas que estavam na rua falaram para que ela saísse do carro. Atendendo aos pedidos, a mãe saiu e levou o filho, orientando que ele corresse para debaixo da marquise de uma loja próxima. Nesse momento, o menino sofreu a descarga.
Adrian David, de 10 anos, morreu após ser eletrocutado por um fio de alta tensão em Planaltina, no DF. — Foto: reprodução
Após o choque, a criança teve uma parada cardiorrespiratória e os socorristas fizeram manobras de reanimação por cerca de 20 minutos. O menino foi levado para o hospital ainda recebendo massagem cardíaca, mas morreu durante o atendimento.
Ainda segundo o relato da mãe, ela disse ter sido acusada de ter matado o filho pelas testemunhas.
“Eu perdi um pedaço da minha família. Minha mulher está muito abalada, ela não consegue falar, ela não come desde então”, diz Derek Maxsuel, pai de Adrian.
Cabo solto
Pneu derreteu por causa de corrente elétrica — Foto: TV Globo/Reprodução
Uma testemunha disse, em depoimento à Polícia Civil, que os fios de alta tensão começaram a oscilar por causa da tempestade e dos ventos fortes. Em seguida, um dos cabos se soltou e caiu em cima de dois carros que estavam estacionados no local.
A testemunha afirma que o fio soltou se enrolou no pneu de um dos carros, o que fez com que ele derretesse (veja foto acima). Houve também um princípio de incêndio, apagado pela própria chuva, ainda segundo o relato.
O dono de um dos veículos atingidos pelo fio disse aos investigadores que o veículo ficou com capô, o para-lama e a porta danificados.
A Neoenergia, empresa que atua na distribuição de energia elétrica em Brasília, diz em nota que lamenta o acidente e que vai colaborar com as investigações.
O que diz a Neoenergia
“Neste momento de dor e luto, a prioridade da Neoenergia é prestar todo o apoio necessário aos familiares do Adrian. A empresa já disponibilizou profissionais de Assistência Social e Psicológica, que estão em contato com os familiares para apoiar no que for preciso.
No momento da ocorrência chovia e ventava forte no local, com a incidência de muitos raios na região, conforme alertas dos órgãos de meteorologia. A empresa está apurando as causas da ocorrência e colaborando com as autoridades na investigação. Preliminarmente, vídeos mostram objetos pesados voando no local como tampas de caixa d´água, telhas e uma placa metálica que foi encontrada na rua da ocorrência, em cima da fiação rompida. Essa placa foi levada pela perícia.”