Conheça a programação da 141ª Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina

Restaurante Comunitário e nova rodoviária nos 20 anos do Varjão
9 de maio de 2023
Prefeitura de Goiânia faz serviços de limpeza em 180 bairros em 15 dias
10 de maio de 2023
Exibir tudo

Conheça a programação da 141ª Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina

Segunda maior celebração católica da cidade será realizada entre os dias 19 e 28 deste mês; expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem da festa

 

Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

 

A 141ª Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina será realizada entre os dias 19 e 28 deste mês. A programação completa já está disponível e conta com as tradicionais missas, novenas e cortejos da Coroa e da Bandeira do Divino. O evento é realizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), com apoio de diversos órgãos públicos.

 

Uma das principais celebrações católicas de Planaltina, a Festa do Divino Espírito Santo acontece entre os dias 19 e 28 deste mês | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

‌O titular da pasta de Turismo, Cristiano Araújo, lembra que a festa é a segunda maior celebração católica da cidade. A primeira é a Via-sacra do Morro da Capelinha, que ocorre em março. Além disso, a comemoração ao Divino Espírito Santo é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do DF, por meio do Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013. “Festejos como estes atraem visitantes dos mais diversos lugares do país e aquecem a economia do DF”, pontua Araújo.

 

‌O administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca Fraga, afirma que há um empenho especial em fazer da celebração o mais especial possível. “Estamos trabalhando nisso há mais de um mês, com a organização da cidade, com limpezas, pinturas”, diz. “Queremos receber os moradores do DF e Entorno da melhor maneira. É uma festa que fomenta a economia local, no setor de hotelaria e de alimentação”, observa.

 

Mais de 300 pessoas trabalham na organização do evento em Planaltina, que une as sete paróquias e cinco capelas da região

 

‌Centenária, a celebração lembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa. A festa foi suspensa nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia do novo coronavírus, e retornou no ano passado, também com suporte do governo local. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem da edição deste ano.

 

‌O imperador da festa, Rômulo Nogueira, explica que, durante dez dias, todas as sete paróquias e cinco capelas da região se unem para comemorar a data. Mais de 300 pessoas trabalham na organização do evento. “O ponto alto da festa é o dia 27, em que todas as paróquias da cidade se encontram na Praça da Matriz para o Encontro das Bandeiras”, indica.

 

‌Além da Setur e da administração regional de Planaltina, outras entidades apoiam a festa: Arquidiocese de Brasília, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e 14º Batalhão de Polícia Militar de Planaltina.

 

‌Para mais informações, acompanhe a rede social da celebração.