Sem Biden, G20 tem foto oficial da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza
18 de novembro de 2024
Investimento de R$ 6 milhões transforma cozinha, ambulatório, pronto-socorro e laboratório do Hospital de Sobradinho
19 de novembro de 2024
Exibir tudo

Câmara Legislativa recebe classificação de excelência no Radar da Transparência

Câmara Legislativa recebe classificação de excelência no Radar da Transparência

 

Publicado em 14/11/2024 17h28

 

No ano passado, a Câmara havia sido classificada na categoria ouro, e, em 2022, na categoria prata

 

Atualizada às 18h50 de 18/11/2024

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) atingiu a categoria diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (Radar da Transparência), a mais elevada do levantamento feito pela Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O índice de transparência da Casa foi de 98,84%, conforme critérios de avaliação adotados pela entidade.

 

O Radar da Transparência Pública é atualizado anualmente. No ano passado, a Câmara havia sido classificada na categoria ouro, e, em 2022, na categoria prata. Entre os critérios avaliados pela pesquisa, a CLDF recebeu nota máxima em acessibilidade, convênios e transferências, despesa, informações institucionais, informações prioritárias, obras, ouvidoria e SIC. A coordenação dos trabalhos visando avançar a transparência da Casa foi feita pela Diretoria de Modernização e Inovação Digital (DMI), vinculada à Vice-Presidência, em parceria com a Assessoria de Governança Legislativa e Gestão Estratégica (ASSEGE), ligada à Presidência. O ampliação do nível de transparência da CLDF também contou com o apoio de servidores da Diretoria de Comunicação Social (Vice-Presidência) e da Diretoria de Administração e Finanças (Segunda Secretaria).

 

Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

 

“O resultado é fruto do trabalho diuturno dos servidores da Câmara Legislativa para ampliar a transparência e possibilitar à população do Distrito Federal efetuar o controle externo e a fiscalização dos trabalhos legislativos. Um reconhecimento ao esforço para consolidar a CLDF como a Casa da transparência”, afirma o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB).

 

“Alcançar o mais alto nível no Radar da Transparência Pública vai além do reconhecimento formal. É a demonstração do comprometimento da CLDF com a transparência ativa, ou seja, com o compromisso de levar à população as informações sobre o trabalho dos distritais e aproximar os cidadãos do legislativo. Afinal, todos têm o direito de saber como os recursos geridos e as decisões públicas são tomadas”, explica o vice-presidente da CLDF, deputado distrital Ricardo Vale (PT).

 

O avanço da CLDF no Radar, em relação a 2023, se deu principalmente pela melhoria nos índices ligados aos critérios de licitações, acessibilidade e SIC. Além do levantamento da Atricon, a CLDF também foi apontada como a Casa Legislativa mais transparente do Brasil, conforme o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), da Transparência Internacional – Brasil.

 

Agência CLDF