Alunos de Planaltina participam de atividades sobre preservação do Cerrado

Aprovado projeto urbanístico do parcelamento Parque da Vila, em Planaltina
17 de setembro de 2023
Com investimento de R$ 562 milhões, Governo Federal retoma Programa Cisternas
18 de setembro de 2023
Exibir tudo

Alunos de Planaltina participam de atividades sobre preservação do Cerrado

Estudantes do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima foram até o Parque Ecológico Sucupira, em iniciativa que contou com trilha, teatro e contação de histórias

 

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

 

Cerca de 150 alunos do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Planaltina, participaram de uma ação extracurricular na manhã desta quarta-feira (13). Em alusão à Semana do Cerrado, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema) promoveu trilha, contação de histórias e teatro no Parque Ecológico Sucupira, na mesma região administrativa, para conscientizar sobre a prevenção do bioma, o segundo maior do país.

 

Estudantes do CEF Nossa Senhora de Fátima participaram de uma ação extracurricular no Parque Ecológico Sucupira, em Planaltina, nesta quarta (13) | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Durante a trilha, que durou cerca de 30 minutos, os estudantes viram de perto uma área atingida por incêndio florestal. De acordo com a coordenadora do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Sema, Carolina Schubart, a ação visa conscientizar sobre queimadas. “Essa trilha até a área queimada é muito importante, porque, durante a caminhada, os brigadistas explicam a importância do Cerrado e da vegetação. O nosso objetivo é repassar informações sobre prevenção de incêndios florestais e ensiná-los sobre o que deve ser feito em casos de queimadas”, destacou.

 

O aluno do 5º ano Andrey Alves Maciel, 11 anos, elogiou a estrutura montada para a contação de histórias. “Eu achei muito legal e bastante criativo. O cenário que eles montaram ficou bom, além do ambiente, muito agradável. Eu aprendi sobre não poluir o meio ambiente e tomar cuidado para não causar queimadas”, compartilhou.

 

Andrey Maciel: “Eu aprendi sobre não poluir o meio ambiente e tomar cuidado para não causar queimadas”

 

Já a colega de turma Camila Vieira, 17, revelou que estava bastante ansiosa para a trilha. “Eu vim de óculos de sol para fazer a caminhada. Estou muito animada para a trilha. Até agora aprendi sobre os bichos e o que fazer quando pega fogo, como chamar ajuda”, disse, empolgada.

 

Camila Vieira: “Aprendi sobre os bichos e o que fazer quando pega fogo, como chamar ajuda”

 

Para a ação, a Sema contou com o apoio do Instituto Brasília Ambiental, do Batalhão de Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). As atividades em alusão à Semana do Cerrado continuam até domingo (17). Para conferir a programação completa, acesse o site da Sema.