Distrital Rogério Morro da Cruz será líder da Maioria na CLDF

Incentivo de até R$ 60 mil para empreendedores alavancarem seus negócios
3 de fevereiro de 2023
Transporte coletivo no Itapoã Parque dobra a capacidade de atendimento
4 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Distrital Rogério Morro da Cruz será líder da Maioria na CLDF

Distrital Rogério Morro da Cruz será líder da Maioria na CLDF

 

O ofício foi assinado pelo líder do Bloco A Força da Família, o deputado João Cardoso

O Diário da Câmara Legislativa do DF publicou hoje (03) a solicitação para indicar o deputado distrital Rogério Morro da Cruz para ser líder da Maioria e representará os interesses do Bloco A Força da Família na CLDF.

O pedido encontra respaldo no art 33-A do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Quem é Rogério Morro da Cruz

Rogério é morador de São Sebastião e tem sua trajetória ligada a defesa dos interesses da comunidade onde reside.

Como parlamentar tem como principais bandeiras a regularização fundiária, defesa da saúde e melhorias na condição de vida do cidadão com mais infraestruturas, segurança e educação.

Entenda as funções dos líderes

Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa: o partido, o bloco parlamentar, o governo, a oposição, a Maioria ou a Minoria.

Em geral, o líder da Maioria representa os interesses do governo, e o da Minoria, a oposição.

O líder também participa do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do Plenário.

Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes. No Plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar pela bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares.

Nas comissões, os líderes têm a prerrogativa de encaminhar as votações e pedir a verificação do quórum para validar uma determinada votação, mesmo que não seja integrante da comissão.

Também compete aos líderes registrar os candidatos do partido ou bloco para concorrer aos cargos da Mesa Diretora; e indicar os parlamentares para compor as comissões e, a qualquer tempo, substituí-los. São eles ainda que indicam os candidatos a presidente das comissões a que tem direito seu partido/bloco.

Foto: Divulgação

Fonte: bsbtimes.com.br