Mariana: novo acordo de reparação dos danos da tragédia pode chegar a R$ 170 bilhões
19 de outubro de 2024
Estudante mata 3 alunos e se suicida em escola no interior da Bahia
20 de outubro de 2024
Exibir tudo

Cinco suspeitos de integrar facções morrem em confronto com a polícia e sete são presos nas últimas 12 horas na Bahia

Situações aconteceram em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e no bairro de Pernambués, na capital baiana.

 

Por g1 BA

17/10/2024 06h10  Atualizado há 2 dias

 

Material apreendido no bairro de Pernambués em Salvador — Foto: Divulgação/SSP-BA

Material apreendido no bairro de Pernambués em Salvador — Foto: Divulgação/SSP-BA

 

Cinco suspeitos de integrar facções morreram em um confronto com a polícia na cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e sete foram presos após troca de tiros no bairro de Pernanbués, na capital baiana, nas últimas 12 horas.

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no final da tarde de quarta-feira (16), equipes da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Rondas Especiais (Rondesp da RMS) encontraram em Candeias, um grupo suspeito de abandonar corpos seis homens que fariam parte da mesma facção que eles e estariam mudando para uma rival.

 

Os corpos das vítimas, que não tiveram as identidades reveladas, foram encontrados também na quarta-feira, nas cidades de Simões Filho e Camaçari.

 

De acordo com o órgão de segurança, os cinco suspeitos entraram em confronto com os militares, foram atingidos, socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Na ação, cinco revólveres, munições e drogas foram apreendidos.

 

Triplo homicídio, corpo em lixeira: pelo menos sete mortes violentas são registradas em Salvador e Camaçari em quarta-feira violenta.

 

Entre os cinco suspeitos mortos estão Raylan Almeida Santos e Adson Emanoel da Silva dos Santos, que já responderam a processos por roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A dupla foi apontada como suspeita de praticar assassinatos.

 

Raylan e Adson foram colocados em liberdade no dia 10 de julho — Foto: Divulgação/SSP-BA

Raylan e Adson foram colocados em liberdade no dia 10 de julho — Foto: Divulgação/SSP-BA

 

Raylan e Adson cumpriam pena na Cadeia Pública de Salvador, mas a Justiça determinou que eles respondessem pelos crimes em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica, no dia 10 de julho.

 

Os nomes dos outros três homens que morreram no confronto não foram revelados pelo órgão de segurança.

 

A SSP-BA informou que entre o grupo suspeito de matar e abandonar os suspeitos na RMS estava Allan Rodrigues dos Santos, conhecido como “3 BOND”, considerado alvo prioritário da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Ele não foi encontrado pelos policiais.

 

Allan Rodrigues dos Santos é um dos integrantes do Baralho do Crime — Foto: Divulgação/SSP-BA

 

Allan Rodrigues dos Santos é um dos integrantes do Baralho do Crime — Foto: Divulgação/SSP-BA

 

Allan Rodrigues é o “3 de Ouros” do Baralho do Crime da SSP-BA, catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, como nome, apelido, área de atuação, além da foto. A divulgação tem o objetivo de contar com a ajuda de denúncias anônimas que possam colaborar na localização dos criminosos.

 

Detalhes sobre possível rota de fuga ou esconderijo de Allan Rodrigues, que tem dois mandados de prisão em aberto, podem ser repassados através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). A ligação é gratuita e o sigilo garantido.

 

Prisões de sete suspeitos

 

Sete homens são presos após fazerem morador refém em bairro de Salvador

 

A SSP-BA informou que no final da noite de quarta-feira, sete suspeitos de tráfico de drogas foram presos após uma troca de tiros com equipes da 1ª CIPM, no bairro de Pernambués, em Salvador. Os suspeitos se entregaram após invadir uma casa e fazer um morador refém.

 

A Secretaria de Segurança Pública informou que a prisão do grupo foi feita depois que policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) negociaram a rendição. Com os sete homens foram apreendidos quatro fuzis calibres 7,62 e 5,56, duas pistolas, carregadores, farta munição, coletes balísticos e drogas.

 

Entre o grupo, foram identificados suspeitos de atuarem no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, e na localidade de Areia Branca, município de Lauro de Freitas.

 

Ônibus suspensos por causa da violência

 

Ao menos cinco bairros de Salvador ficaram sem transporte público, esta semana, por causa de episódios de violência. Pero Vaz, IAPI, Pernambués, Bairro da Paz e São Gonçalo do Retiro foram afetados pela suspensão do serviço de ônibus após registro de mortes de suspeitos de crime, tiroteio e protestos.

 

O caso mais recente foi do IAPI, que teve um ônibus incendiado, na quarta-feira, na localidade da Entrada da Divinéia. Moradores da região atearam fogo no veículo em protesto pela morte do jovem Alex Silton de Oliveira, de 18 anos, em uma ação policial ocorrida na terça-feira (15).

 

Polícia Militar informou que o caso ocorreu após confronto entre homens armados e equipes da corporação. A família e moradores, no entanto, nega essa versão.

 

Jovem foi morto a tiros durante ação policial em Salvador — Foto: Redes sociais

Jovem foi morto a tiros durante ação policial em Salvador — Foto: Redes sociais

 

Veja bairros que estão com suspensão de transporte por causa de episódios de violência:

 

Bairro da Paz: ônibus suspensos na segunda-feira (14), por causa da morte de um homem;

 

São Gonçalo do Retiro: ônibus suspensos na segunda-feira (14), também devido a morte de um homem;

 

IAPI: transporte público suspenso nesta quarta-feira (16), após incêndio a ônibus por protesto pela morte de um jovem de 18 anos, morador do bairro. Parte dos moradores também ficou sem energia elétrica;

 

Pero Vaz: transporte suspenso também na quarta (16), relexo da situação que aconteceu no IAPI;

 

Pernambués: ônibus suspensos na quarta-feira (16), após tiroteio registrado na localidade do Alto do Cruzeiro.

 

Ônibus é incendiado em bairro de Salvador