Quadra nova para estudantes da Escola Classe Café Sem Troco

Pacote milionário e contratações para impulsionar a saúde
27 de agosto de 2021
Duas pessoas morrem baleadas no Riacho Fundo, no DF
29 de agosto de 2021
Exibir tudo

Quadra nova para estudantes da Escola Classe Café Sem Troco

Quadra nova para estudantes da Escola Classe Café Sem Troco

Unidade investiu R$ 500 mil e também tem pintura e piso novos na retomada das aulas presenciais

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: MÔNICA PEDROSO

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (27) a renovada quadra de esportes da Escola Classe Café Sem Troco, na zona rural do Paranoá. O ato contou com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. A nova quadra era um pedido antigo da comunidade escolar e vai beneficiar os 342 estudantes matriculados.

Durante a inauguração, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, anunciou a construção de seis salas de aula no terreno da EC Café sem Troco | Fotos: Mary Leal/SEE-DF

A escola fez a cobertura e outras melhorias na quadra esportiva com verbas de emendas parlamentares do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf). Além disso, a unidade investiu em equipamentos de ar-condicionado para salas de aula, melhorias no piso e pintura nova. Ao todo, as benfeitorias somaram R$ 500 mil.

“A comunidade do Café Sem Troco é muito criativa e participativa no ambiente escolar. Essa quadra vai estimular ainda mais os eventos escolares e os momentos de lazer promovidos pela própria comunidade. A escola está atraente, linda e bem cuidada”, disse Hélvia Paranaguá.

O coordenador regional de ensino do Paranoá, Ranieri Carneiro, conta que a quadra será muito benéfica para a comunidade. Ele relembra que a cobertura era uma reivindicação da comunidade que já se arrastava há anos.

Na volta às aulas, o colorido da escola rural foi notado por alunos como a pequena Maria Vitória,  do 4º ano:  “Eu achei a escola incrível”

“A comunidade local vive na escola e queremos mesmo que aqui continue sendo um espaço aberto em que construímos as ideias coletivamente”, conta a diretora da EC Café Sem Troco, Sheyla Alves. Ela trabalha no local desde 2010.

Durante a inauguração da quadra, a secretária de Educação do DF também anunciou a ampliação da EC Café Sem Troco, com a construção de mais seis salas de aula no terreno. Isso vai permitir abrir espaço para a chegada de mais 180 estudantes. O processo de licitação está na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e as obras devem começar em breve.

Os estudantes contam que estão animados com as melhorias na escola. “Eu achei a escola incrível. Toda linda, colorida e com quadra nova. Estava muito animada para rever meus amigos e conhecer minha professora pessoalmente”, descreve Maria Vitória, estudante do 4º ano.

“A escola é minha segunda casa. Estou adorando e amando as aulas e as atividades”, conta Cláudio Manoel, que também está no 4º ano do ensino fundamental.

A fama do ambiente escolar acolhedor e alegre para o trabalho na EC Café Sem Troco vai longe. A professora Sheila Petrusca quis atuar na escola assim que teve oportunidade. “Era meu sonho trabalhar nesta escola. Eu amo o ambiente da área rural e a escola é muito especial. Os alunos e a comunidade são demais”, conta.

Outra colega que partilha dessa paixão pela escola é a pedagoga Keike Ferraz. “Os alunos aqui são diferenciados. Eu até me emociono ao falar. Amo a zona rural e essa comunidade”, diz ela, que mora em Formosa (GO) e foi para unidade neste ano.

A escola também tem um laboratório de robótica equipado para trabalhar assuntos de ciências e tecnologias.

“Essas melhorias vão ajudar bastante no desenvolvimento das crianças na escola. Esse local sempre foi disputado porque a equipe é boa e pela localização próxima para todos que trabalham nas redondezas”, afirma Maria Francisca. Ela mora na comunidade e tem uma filha que está no 7º ano na escola, Kemilly Vitória.

*Com informações da Secretaria de Educação