PCDF prende falsos curandeiros que enganavam idosos para ganhar dinheiro

Família é resgatada de condições análogas à escravidão em Formosa (GO)
18 de agosto de 2021
Planaltina comemora 162 anos e R$ 34 mi em investimentos
19 de agosto de 2021
Exibir tudo

PCDF prende falsos curandeiros que enganavam idosos para ganhar dinheiro

PCDF prende falsos curandeiros que enganavam idosos para ganhar dinheiro

Parte dos integrantes foi presa em flagrante em Itaberaba, na Bahia, município onde eles residem

Mirelle Pinheiro

18/08/2021 7:22,atualizado 18/08/2021 11:38

Policiais da 31ª Delegacia de Polícia (Planaltina) deflagraram a Operação Falso Curandeiro, na manhã desta quarta-feira (18/8), para desarticular organização criminosa acusada de cometer crimes de estelionato e furto mediante fraude em vários estados do Brasil. Seis integrantes foram presos em flagrante em Itaberaba, na Bahia, município onde eles residem, enquanto eles se preparavam para aplicar golpes em Salvador.

Segundo a Polícia Civil, o grupo explorava a fé de idosos, oferecendo falsas curas. Aproveitavam a situação de vulnerabilidade para subtrair cartões e senhas das vítimas, obtendo valores de contas bancárias e empréstimos.

No curso da investigação, verificou-se que a organização criminosa também praticava os crimes em diversas unidades federativas, como São Paulo, Bahia e Espírito Santo. Os policiais descobriram que os criminosos haviam retornado à Itaberaba-BA, QG do grupo, três dias antes da deflagração, com aproximadamente R$ 500 mil oriundos de golpes no estado de São Paulo e fizeram as prisões em flagrante.

O chefe do grupo ostentava vida de luxo na cidade, sendo pessoa influente. Na abordagem, o líder apresentou documento falso.

Para quatro membros foi cumprido mandado de prisão preventiva. Já os outros integrantes foram identificados durante a operação. Ao todo, cinco veículos utilizados pelos criminosos foram apreendidos.

Fonte: www.metropoles.com