Nascem três novos bairros para abrigar 20 mil pessoas

Programa Cartão Gás vai atender 70 mil famílias
13 de agosto de 2021
Samambaia terá seu próprio Centro de Juventude
13 de agosto de 2021
Exibir tudo

Nascem três novos bairros para abrigar 20 mil pessoas

Nascem três novos bairros para abrigar 20 mil pessoas

Conplan aprova criação de mil lotes nas regiões administrativas de Planaltina e Jardim Botânico

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: SAULO MORENO

 

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou por maioria de votos, em reunião virtual nesta quinta-feira (12), a criação de três novos bairros. Ao todo, 20.315 habitantes serão beneficiados com a iniciativa.

Um dos novos loteamentos é a etapa 3 do Setor Habitacional Arapoanga, em Planaltina. Outros dois ficam na Região Administrativa do Jardim Botânico – o Parque dos Pinheiros, no Setor Habitacional Estrada do Sol, e a Alameda Nossa Senhora de Fátima, localizada no Setor Habitacional Tororó.

“É importante enfatizar que foram três parcelamentos novos aprovados em um único Conplan. Isso é um número expressivo. Parabéns aos conselheiros e nosso agradecimento a todos”, elogiou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

“É importante enfatizar que foram três parcelamentos novos aprovados em um único Conplan. Isso é um número expressivo. Parabéns aos conselheiros e nosso agradecimento a todos”Mateus de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação

A criação do parcelamento na etapa 3 do Setor Habitacional Arapoanga foi aprovada por 32 votos favoráveis. A área possui um total de 8,65 hectares, com 940 lotes para residências, comércio e uso misto, com uma população estimada em 19.697 habitantes.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF

O projeto ainda prevê áreas para Equipamentos Públicos Comunitários (EPCs) e Urbanos (EPUs), além de Espaços Livres de Uso Público (ELUPs). “As ELUPs e os equipamentos públicos têm esse plus de ajudar a área de regularização a ter uma condição melhor como cidade e trazem mais qualidade de vida aos habitantes”, comentou Mateus Oliveira.

A iniciativa foi elogiada pela conselheira Gabriela Tenório, representante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB). “É um refresco ter um parcelamento que se integra com o que já tem de forma pré-existente, que procura distribuir o solo e terá uma diversidade de moradia lá dentro”, destacou.

“É um refresco ter um parcelamento que se integra com o que já tem de forma pré-existente, que procura distribuir o solo e terá uma diversidade de moradia lá dentro”Gabriela Tenório, conselheira representante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB

RA do Jardim Botânico

Para a Região Administrativa do Jardim Botânico, a criação do Parque dos Pinheiros foi aprovada por 33 votos dos conselheiros do Conplan. O terreno é de 10,4883 hectares, com 86 unidades residenciais e uma população estimada em 524 habitantes. Também é previsto no local mais equipamentos públicos e espaços livres.

Por fim, o parcelamento Alameda Nossa Senhora de Fátima foi aprovado no Conplan com 30 votos favoráveis. O terreno de 2,12 hectares tem 25 unidades residenciais e uma população estimada em 94 habitantes. Terá EPCs, EPUs, ELUPs e 10% do local será reservado para áreas verdes públicas.

Todos os projetos urbanísticos dos novos bairros apresentaram os estudos de impacto ambiental e os pareceres favoráveis das concessionárias públicas.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF