Folia do Divino

Os festejos, iniciados em 13 de maio, seguiu até domingo de Pentecostes

 

                                                       Foto: Célio Rodrigues

 

Os festejos, iniciados em 13 de maio, seguiu até domingo de Pentecostes tradicional Festa do Divino Espírito Santo, realizada em Planaltina, reuniu cerca de 15 mil pessoas no sábado (19/5). As informações são da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O ápice da celebração, que ocorre há 158 anos, foi o Encontro das Sete Bandeiras do Divino, em frente à Igreja Matriz São Sebastião.

Entre 6h e 19h de sábado, todas as vias de acesso à igreja, pela área central de Planaltina, foram fechadas. Participaram do Encontro das Sete Bandeiras do Divino as paróquias Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, Santa Luzia, Santa Rita de Cássia, São Sebastião e São Vicente de Paula, além das capelas Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, Santa Teresinha, Santo Agostinho e São Leonardo Murialdo.

Devoto e frequentador há 16 anos da Folia do Divino, o governador Rodrigo Rollemberg marcou presença nos festejos. Os festejos foram encerrados no domingo de Pentecostes (20/5) e a interdição de vias foi idêntica à de sábado (19/5). 

O evento contou com uma companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio do Comando de Missões Especiais (CME), fazendo a segurança.

Patrimônio cultural e material

 

Considerada patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal (DF) pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013, a Festa do Divino Espírito Santo é promovida há 158 anos. Ela recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa.  

 

Fonte: Agencia Brasília  

 





















Todos os Direitos Reservados Home Comunicacão e Gráfica