Capital de Goiás, Goiânia completa 88 anos nesse domingo (24)

Vento forte derruba poste e duas mulheres morrem eletrocutadas em Águas Lindas (GO)
24 de outubro de 2021
Paranoá comemora 64 anos e muitas melhorias
25 de outubro de 2021
Exibir tudo

Capital de Goiás, Goiânia completa 88 anos nesse domingo (24)

Capital de Goiás, Goiânia completa 88 anos nesse domingo (24)

“Não sei…se a vida é curta ou longa demais para nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. ” Cora Coralina.

Zander Fábio é Secretário Municipal de Cultura de Goiânia.

Parabéns, Goiânia! Uma cidade com tantos corações! São 88 anos de muita história, de uma cidade moderna no coração do Brasil, projetada por Attílio Corrêa Lima com edificações no estilo art déco, rica em cultura material e imaterial.

Situada no coração do Brasil, fica próxima da capital federal. Sua história começa com a mudança da velha capital, hoje Cidade de Goiás, “um sonho antigo desde de 1749/1755, durante o governo do então Presidente da Província de Goyaz, o português Marcos José de Noronha e Brito”, de acordo com Waldomiro Bariani Ortêncio.

Foi inaugurada oficialmente em 05 de junho de 1942 durante um Batismo Cultural. De acordo com o grande folclorista goiano, Bariani Ortêncio, a chave da cidade foi entregue em um ato simbólico ao Prefeito da época, Venerando de Freitas Borges pelo interventor Pedro Ludovico. Porém, o lançamento de sua pedra fundamental se deu em 24 de outubro de 1933, data em que se comemora seu aniversário.

Uma curiosidade sobre a Pedra Fundamental é contada no livro História de Goiânia. Ela dizia que na verdade era um baú, que se guardava dinheiro da época, documentos e jornais do dia. Era como uma cápsula do tempo cuja abertura no futuro lembraria características do tempo de fundação da capital. Era o que assegurava o jornalista, Jávier Godinho, no jornal Diário da Manhã.

Para Ortêncio, a pedra é uma caixinha de tijolos acomodada sob o Palácio das Esmeraldas, no fundo do elevador. Alguns diziam que não sabiam onde ela estava, e citavam que era na Praça do Cruzeiro. Com apenas 88 anos, atingiu o marco de 1.555.626 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superando o projeto inicial de 50 mil.

Tornou-se um marco na história: política, econômica e cultural para Goiás. Uma cidade que não se descuidou da qualidade de vida do seu povo. Cidade cheia de vida com verde e cultura em praças floridas, ruas arborizadas, limpas e bem iluminadas com uma população bonita e acolhedora. É muito fácil se apaixonar por Goiânia.

Temos trabalhado em prol de promover acesso à cultura para todos os municípios, com foco no aperfeiçoamento e melhorias dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia ao povo goianiense.

Feliz 88 anos, Goiânia do meu coração! Que venham novas celebrações cada vez mais repletas de felicidade.

Foto do monumento da Praça do Ratinho com flores em primeiro plano e carros passando

Foto: Goiânia  

Leia mais notícias sobre a região no O Diário do Planalto – GOIÁS.

Fonte: www.aredacao.com.br