Avança projeto do Galpão do Produtor, em Planaltina

Pavimentação de via, parada de ônibus e novo retorno na BR-020 levam mais conforto para 25 mil moradores de Planaltina
26 de maio de 2021
Atlético de Alagoinhas supera gol contra e expulsão, vira sobre Bahia de Feira e conquista Baianão pela 1ª vez
26 de maio de 2021
Exibir tudo

Avança projeto do Galpão do Produtor, em Planaltina

Instituto Brasília Ambiental dá licença para construção do empreendimento que vai beneficiar cerca de 200 famílias de agricultores

FLÁVIO BOTELHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: MÔNICA PEDROSO

Mais um passo foi dado em direção à construção do Galpão do Produtor de Planaltina. A administração regional recebeu autorização do Instituto Brasília Ambiental para a construção do empreendimento, que ocupará uma área de 1,6 mil metros quadrados entre a Avenida Independência e o campus da UnB.

O projeto arquitetônico está sendo elaborado pela administração regional, que também fez a destinação do terreno, localizado às margens da BR-020, que dá acesso à cidade. A nova estrutura ocupará uma área de 2,4 mil metros quadrados, será feita de alumínio e dividirá os expositores em boxes, além de contar, também, com um espaço destinado à área de alimentação.

Quando construído, o Galpão do Produtor vai beneficiar cerca de 200 famílias de agricultores de pequeno, médio e grande portes, provendo infraestrutura e melhorando a condição de comercialização da produção rural. A proximidade com a rodovia, uma das principais vias de escoamento da produção rural do DF e da região do Entorno, vai facilitar o fluxo de caminhões e de pessoas.

Planaltina é hoje um dos maiores polos rurais do DF, com cerca de 5,4 mil agricultores cadastrados junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). Em sua produção, destacam-se variedades de pimentão (verde, vermelho, amarelo, creme, roxo e laranja) e de tomate (extra, médio, caqui, cereja e napoli), além de batata, abóbora e pepino.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Horticultores e Fruticultores de Planaltina, Ricardo Krewer, comemora o avanço do projeto e já faz projeções dos benefícios que o espaço vai trazer quando estiver construído. “Vamos poder trabalhar num local coberto, pois hoje em dia ficamos ao relento. Além disso, o projeto vai trazer conforto e segurança para os produtores e para os clientes, e a estrutura vai permitir que possamos ficar abertos até um pouco mais tarde”, avalia.

“O GDF está de parabéns por estar dando esse presente para os produtores. Lutamos há mais de 20 anos por esse espaço, e acredito que será um grande presente para Planaltina e para todos os agricultores da região”, finaliza Krewer.

O projeto  também é exaltado pelo secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes. “Planaltina é uma das principais regiões produtoras rurais do DF, muito diversificada em agricultura e pecuária. Esse fomento vem para beneficiar os produtores que precisam de um apoio público para expor e comercializar”, afirma.

A construção do Galpão do Produtor será feita de maneira sustentável, pois a Administração Regional de Planaltina, juntamente com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), vai cuidar da compensação ambiental do empreendimento no Parque Sucupira, onde serão plantadas quatro mil mudas de árvores.

Foto: Ascom Claudio Abrantes

Lideranças politicas de Planaltina e recebida pelo presidente da  CLDF, Rafael Prudente